João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão participa de encontro de vereadores da Grande João Pessoa

sexta-feira, 21 de maio de 2010 - 18:59 - Fotos: 
O governador José Maranhão participou da abertura do I Encontro dos Vereadores da Região Metropolitana de João Pessoa, realizado nesta sexta-feira (21), no auditório da Estação Ciência Cabo Branco, na Capital. Ele ressaltou a importância “da formação do parlamento democrático, uma iniciativa louvável, moderna e que certamente trará muitos benefícios para as 12 cidades que compõem a região, formalizando políticas públicas que visam o desenvolvimento da região”.

Maranhão destacou que a discussão democrática “é sempre salutar e o vereador tem essa missão de formular políticas públicas para seus municípios”. Os temas transporte, coleta de lixo, saúde, educação e segurança são comuns a João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e as demais cidades da região metropolitana. “Esse parlamento chegou em boa hora e pode oferecer uma contribuição efetiva para o equacionamento de todos os problemas da região”, revelou o governador.

O chefe do Poder Executivo citou alguns projetos da administração estadual que trarão benefícios à região metropolitana da Capital, a exemplo de um metrô de superfície entre Santa Rita e Cabedelo. A Marginal Jaguaribe, via que vai desafogar o trânsito pessoense, também foi lembrada pelo governador. Uma outra ação governamental diz respeito à duplicação da Avenida Liberdade, em Bayeux.

O vereador de João Pessoa, Tavinho Santos, presidente do Fórum dos Vereadores e idealizador do evento, entregou ao governador José Maranhão a proposta da criação de uma Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de João Pessoa.

Os vereadores também lançaram um pacto com o Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD). Tavinho Santos revelou que o vereador precisa ser de fato um legislador, um fiscal das leis, dos recursos públicos, cobrando dos prefeitos projetos para seus municípios. Os 12 municípios tem cerca de 100 vereadores. São eles: João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mamanguape, Rio Tinto, Santa Rita, Alhandra, Pitimbu e Caaporã. O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rômulo Polari, proferiu a palestra ‘Desenvolvimento Sustentável para a Região Metropolitana de João Pessoa’.

Josélio Carneiro, com fotos de Evandro Pereira, da Secom-PB