João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão parabeniza servidores por ajudarem a reconstruir a Paraíba

terça-feira, 27 de outubro de 2009 - 15:17 - Fotos: 
“A melhor forma de homenagear os servidores públicos do Estado é reafirmar o compromisso da nossa administração com os nossos companheiros de trabalho, os servidores públicos do Estado da Paraíba, e reafirmar também o compromisso de pagar os seus salários com pontualidade, sem jamais recorrer a empréstimos”. A mensagem do governador José Maranhão foi dirigida aos servidores do Estado na manhã desta terça-feira (27), no programa de rádio Palavra do Governador.

“É nesse sentido que nós queremos abraçar todos os servidores, agradecendo a contribuição que efetivamente eles vêm oferecendo para que a Paraíba se mostre um Estado que respeita, que cuida da cidadania”, declarou Maranhão.

O governador revela que mesmo com a queda vertiginosa no repasse no Fundo de Participação dos Estados (FPE), que é a maior fonte de recursos porque responde por 65% de toda a receita do Estado, o Governo vem mantendo o compromisso de pagar em dia ao funcionalismo estadual.

Compromisso – “Fazemos isso, como um compromisso religioso, cumprimos integralmente todos os Planos de Cargos, Carreira e Remuneração, mesmo sabendo que esses encargos dos planos representam um acréscimo de R$ 250 milhões nas contas do Estado. Não é fácil com uma Receita Corrente Líquida que já é muito baixa, honrar esse compromisso”, observou.

Maranhão lembrou que os planos foram feitos pelo governo passado, mas quem está pagando é o governo atual. “Matreiramente, eles fizeram o plano, mas não puseram em execução imediatamente, para não assumir a responsabilidade e jogaram todos os encargos para o governo que se seguiu. E este governo que se seguiu, que tem apreço, que tem respeito, que ama os servidores públicos, está pagando religiosamente esse ônus de R$ 250 milhões”, disse.

Assistência médica – Mais um benefício para o servidor. A reativação e reestruturação do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS), antigo Instituto de Previdência do Estado da Paraíba (Ipep), foi uma iniciativa do governo atual. “Hoje existe uma cara nova e um coração mais solidário ainda nesse Instituto. Após quatros anos desativado, o Instituto voltou a atender servidores ativos, inativos e seus dependentes. O Governo da Paraíba investe na qualificação e capacitação dos servidores do Estado”, destacou.

Capacitação – Os cursos oferecidos pela Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep) já atenderam mais de 10 mil funcionários estaduais, apenas este no. Com o objetivo de promover a elevação da escolaridade do funcionalismo estadual, o curso pré- vestibular foi reativado pelo Governo da Paraíba, após sete anos paralisados. O governador José Maranhão afirmou que o cursinho é oferecido gratuitamente e beneficia quase mil servidores estaduais em cinco pólos, onde estão sendo realizadas aulas com carga total de 320 horas e distribuição gratuita de material didático.

O Governo também oferece curso de pós-graduação na área de gestão estratégica na administração pública para 120 servidores estaduais. Além disso, a Espep realiza capacitação de quatro mil professores da rede estadual de ensino, que participam do programa Brasil Alfabetizado.

“Como vocês estão vendo, meus amigos e minhas amigas servidores do Estado da Paraíba, este governo tem uma preocupação com os seus companheiros de trabalho e é por isso que nós estamos oferecendo todos esses serviços, que sem dúvida nenhuma representam um esforço para prestigiar aos nossos servidores, oferecendo oportunidade para que eles tenham uma assistência social adequada”, destacou Maranhão.

“Todos esses serviços, meu caro amigo funcionário do Estado, minha cara amiga, funcionária do Estado, são uma homenagem do Governo da Paraíba aos seus companheiros de trabalho, que estão ajudando a reconstruir o nosso Estado. Muito obrigado e que Deus fique na companhia de todas e de todos”. Com estas palavras dirigidas ao servidor público estadual, Maranhão encerrou o programa Palavra do Governador, parabenizando a todos pelo Dia do Servidor Público, comemorado nesta quarta-feira (28).

Josélio Carneiro, da Secom-PB