Fale Conosco

25 de junho de 2009

Maranhão lança programa para capacitação profissional de 6 mil jovens, nesta sexta-feira



Seis mil jovens da Paraíba terão oportunidade de participar do ProJovem Trabalhador em 2009. O governador José Maranhão e o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, assinam nesta sexta-feira (26), às 11h, no Palácio da Redenção, o termo de adesão para que seja implementado no Estado o programa Projovem Trabalhador, modalidade Juventude Cidadã. À noite, o ministro vai ao Parque do Povo, em Campina Grande, prestigiar o Maior São João do Mundo. Lupi vai ficar no camarote do Governo do Estado.

O programa irá capacitar jovens entre 18 a 29 anos para atuarem em áreas como Telemática, Administração, Alimentação, Construção e Reparo, Metalmecânica, Vestuário, Turismo e Hospitalidade, Gráfica, Arte e Cultura,Esporte e Lazer e Agroextrativismo.

Cerca de R$ 8,7 milhões serão repassados, via Ministério do Trabalho, à Secretaria de Desenvolvimento Humano estadual para atender a demanda, contemplando 65 cidades da Paraíba.
As inscrições começam em julho e as aulas em agosto e cada jovem inscrito receberá uma bolsa auxílio de R$ 120,00 durante cinco meses, mediante comprovação de 75% de freqüência nas aulas do programa.

Terão prioridade nas inscrições jovens cadastrados no programa Bolsa Família com idade entre 18 a 29 anos, que estejam em situação de desemprego e membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo. O objetivo é preparar o jovem para o mercado de trabalho e em ocupações alternativas geradoras de renda.

Com a extinção do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), através da Lei 11.692 de 10 de junho de 2008, entrou em vigor em janeiro de 2008 o ProJovem, que congrega as ações do Governo Federal voltadas para juventude. O programa se divide nas modalidades ProJovem Adolescente – Serviço Socioeducativo, ProJovem Urbano, ProJovem Campo – Saberes da Terra e  ProJovem Trabalhador.

O Ministério do Trabalho e Emprego é o responsável pela execução das ações de qualificação dos jovens desenvolvidas pelo ProJovem Trabalhador, composto por duas linhas de ações provenientes do PNPE.  Uma delas é o Juventude Cidadã (convênios executados pelos governos estaduais, municipais e o Distrito Federal).

Janaína Araújo, da Assessoria de Imprensa do Desenvolvimento Humano