João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão inspeciona obra em hospital e entrega reforma de maternidade em Cajazeiras

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 - 10:32 - Fotos: 

O governador José Maranhão, acompanhado do secretário da Saúde, José Maria de França; da secretária executiva, Lourdinha Aragão; da secretária de Comunicação, Lena Guimarães e do prefeito Léo Abreu, dos deputados Wilson Santiago (federal) e Jeová Campos (estadual) inspecionou no início da tarde de sábado (5) as obras de reforma e ampliação do Hospital Regional de Cajazeiras e inaugurou a reforma da Maternidade Doutor Deodato Cartaxo, em Cajazeiras.

Maranhão chegou ao hospital por volta de 13h30, sendo recebido pelo diretor da instituição, Antônio Fernandes e funcionários. Em um dos locais da reforma o governador cimentou um tijolo em uma das paredes em construção sendo bastante aplaudido e uma pessoa chegou a gritar “esse é o nosso mestre de obras”.

No local irá funcionar o setor de hemodiálise e ainda o centro de imagem. As obras estão em ritmo acelerado e o governador já prometeu que voltará a cidade para fazer a entrega para a população da região.

Após visitar as instalações do hospital, o governador se dirigiu para a maternidade Doutor Deodato Cartaxo para inaugurar as reformas Antes do corte da fita simbólica e do descerramento da foto do homenageado, o pároco de Cajazeiras, Dom José Gonçalo Abrantes abençoou o local e Marcilio Cartaxo falou em nome da família de “Dr. Deodato”.

Num rápido discurso o governador falou da importância do trabalho na área de saúde que vai beneficiar toda a região polarizada por Cajazeiras. A parceria firmada pelo Governo do Estado, Universidade Federal da Paraíba e a Prefeitura Municipal vai permitir uma aliança para proporcionar melhorar o atendimento hospitalar.

A área de saúde, disse o governador, vai continuar tendo os investimentos necessários e garantiu que até março de 2010 estará inaugurando o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

Durante seu discurso o governador relembrou como encontrou a área de saúde no Estado e garantiu a recuperação e reforma de 35 unidades hospitalares que necessitam de algum tipo de intervenção.

A obra de reforma da Maternidade Doutor Deodato Cartaxo, vinculada ao Hospital Regional Deputado José de Sousa Maciel, teve um custo de R$ 76 mil, permitindo o aumento de 17 para 23 de leitos. Atualmente são realizados cerca de 200 partos, por mês. Com a reforma a maternidade vai beneficiar a população de 5 municípios polarizados por Cajazeiras.

A reforma da estrutura física da Maternidade de Cajazeiras incluiu a recuperação do teto (que tinha infiltrações), das instalações hidráulicas e elétricas, a troca de portas e janelas, pintura e outros. Durante a reforma, que durou dois meses, o atendimento foi transferido para as instalações do hospital regional, que também dá subsídio à maternidade para atender gestantes de alto risco porque possui UTI.

Cardoso Filho, fotos de Antônio David, da Secom