João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão inaugura UTI Neonatal e equipamentos no Edson Ramalho

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009 - 16:01 - Fotos: 
O Governo do Estado está realizando licitações para obras em mais sete hospitais, dos 35 que a gestão atual encontrou necessitando de recuperação ou ampliação. Foi o que anunciou na manhã desta segunda-feira (14), o governador José Maranhão ao inaugurar a sala de Pré-Parto e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Posto Enfermagem do Setor de Obstetrícia e os novos equipamentos odontológicos do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho.

Durante a solenidade, que contou com a participação de secretários e outros auxiliares do governo, ele também presenciou a assinatura de parcerias entre o hospital e o Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS), antigo Ipep, para a promoção de saúde dos funcionários públicos estaduais e seus dependentes. Também aconteceu a assinatura de convênio com a Unigente (Projeto Mosaico), com o objetivo de promover mudanças nas paisagens ambientais do hospital.

A reforma e ampliação de setores fazem parte das comemorações dos 40 anos do complexo hospitalar. Os serviços foram realizados pela nova gestão que assumiu o hospital há seis meses. A unidade hospitalar é mantida com recursos do Governo do Estado e do Sistema Único de saúde (SUS).

Consolidação – O governador disse que era um momento de alegria poder entregar mais um equipamento médico para atendimento à população. “O hospital está consolidado hoje com as mudanças fundamentais implantadas, iniciadas há seis anos. É uma demonstração do quanto se pode ser feito de útil pela população”, disse.

“A saúde é fundamental para uma sociedade organizada e um governo que quer proporcionar qualidade de vida para a população”, comentou. Segundo ele, a administração anterior deixou de investir R$ 1,5 bilhão em saúde, daí ele ter encontrado em fevereiro, ao assumir o governo, “o setor em um estado deplorável”.

Esforço – O comandante geral da Polícia Militar, coronel Wilde Monteiro, destacou o esforço do Governo do Estado em oferecer condições para que o Hospital Edson Ramalho possa voltar a prestar uma boa assistência médica à população. “A equipe da Polícia Militar tem procurado fazer um grande trabalho no hospital, para salvar a vida de quem procura o local”, disse.

Investimentos – A diretora do Edson Ramalho, coronela Maria Emilia Pontes de Farias, disse que o governo está fazendo justiça ao realizar os investimentos o setor de saúde estava precisando. São seis mil atendimentos mensais em casos de emergências e 32 mil procedimentos médicos os mais diversos todos os meses que ali se registram. Ele falou também sobre os equipamentos que estavam sendo entregues.

“Todas as melhorias estão sendo entregues aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de uma política estabelecida pelo atual Governo do Estado objetivando mais qualidade de vida às pessoas que procuram os serviços de um hospital público que busca aprimorar o atendimento humanizado”, observou.

Serviços – Outros serviços oferecidos pelo hospital são o de Pronto Atendimento, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Clinica Cirúrgica e Médica, Unidades de Apoio de Diagnósticos, como: laboratório, radiologia, ultrassonografia, endoscopia digestiva alta e colonoscopia. Há ainda varias especialidades, a exemplo da oftalmologia, odontologia, otorrinolaringologia, serviço de prótese auditiva, eletroencefalograma e eletrocardiograma, além do atendimento que é realizado na maternidade que faz parte do complexo hospitalar.  Também se destaca o atendimento destinado à esterilização de mulheres e homens.

 
Atualmente o hospital é a única unidade de saúde credenciada no serviço. Também o serviço de reabilitação auditiva. Presentes à solenidade, os deputados Trocoli Junior, Expedito Pereira e Nadja Palitot, Olenka Maranhão e Benjamim Maranhão.

José Nunes, com fotos de Mano de Carvalho, da Secom-PB