João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão inaugura Sistema Adutor de Capivara, nestas quinta e sexta

terça-feira, 5 de janeiro de 2010 - 20:34 - Fotos: 
O governador José Maranhão inaugura nestas quinta (7) e sexta-feira (8), o Sistema Adutor de Capivara na região polarizada por Uiraúna, Alto Sertão paraibano. Na obra, com seus 106,4 quilômetros de extensão, o Governo do Estado – em parceria com o Governo Federal – investiu exatos R$ 34.544.883,06.

As populações de oito municípios, ou 18.468 habitantes, serão diretamente beneficiadas com a nova adutora, que em 2030 abastecerá com água tratada 29.281 pessoas. Os oito municípios que passam a ter segurança hídrica são: Uiraúna, Vieirópolis, Lastro, Poço José de Moura, São Francisco, Santarém, Poço Dantas e Bernardino Batista.

Integram o Sistema Adutor de Capivara, além dos 106,4 quilômetros de tubulações, seis reservatórios, sendo um na Estação de Tratamento d’Água, outro em Uiraúna, um próximo a Vieirópolis, um entre Poço Dantas e Bernardino Batista e mais dois que também beneficiam o município de Bernardino Batista.

De acordo com informações do secretário do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, Francisco Jácome Sarmento, o Sistema Adutor Capivara compreende ainda a instalação de 17 chafarizes, beneficiando 18 comunidades como Sítio Agreste, Sítio Graciosa, Queimada de Baixo, Queimada de Cima e Sítio dos Moreiras (Uiraúna); Santa Rita, Sitio Cassiano, Fazenda Nova, Várzea de Cacimba, Sítio Coutinho e Sítio Cafundó (Santarém); Angico Torto, Sítio Queimada, Sítio Santo, Sítio Santo André e Carcará ( Poço Dantas); e Ponta da Serra e Sítio Barbosa, no município de Bernardino Batista.

A programação de inaugurações é a seguinte:
Quinta-feira, dia 7
9h – Poço José de Moura, beneficiando as comunidades Fazenda Nova, Cafundó, Ponta de Serra.
11h30 – Bernardino Batista
16h – Poço Dantas, comunidade de Santa Rita

Sexta-feira, dia 8
9h – São Francisco
10h30 – Comunidade São Pedro
11h30 – Lastro
14h – Vieirópolis (comunidades Moreira, Quixaba de Cima e Quixaba de Baixo
17h – Uiraúna

Josélio Carneiro, da Secom-PB