João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão inaugura Santuário de Fátima em Araruna, nesta quinta

quarta-feira, 12 de maio de 2010 - 17:16 - Fotos: 
O governador José Maranhão inaugura nesta quinta-feira (13), às 9h, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, localizado no Parque Ecológico Estadual Pedra da Boca, no município de Araruna. Às 10h, será celebrada uma missa em ação de graças presidida pelo bispo da Diocese de Guarabira, Dom Francisco de Assis Lucena, e padre João Firmo, pároco do município. À noite, acontece o show do cantor Yegor Gómez, na Praça da Matriz da cidade.

Uma réplica da imagem de nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal, foi doada pelo governador e a primeira-dama Fátima Bezerra ao Santuário. A imagem reproduz a aparição da Virgem Maria aos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, e foi trazida pelo casal diácono Hermano Guerra e a professora Iná.

Romarias – A construção do Santuário de Nossa Senhora de Fátima foi motivada pela frequente peregrinação de devotos, que buscam o local a fim de pagar promessas e fazer preces, sobretudo todo dia 13 de cada mês. A obra foi iniciada em 2001 pelo governador José Maranhão, ficando abandonada desde 2002 até março de 2009, e agora está sendo concluída pelo atual governo.

Padre João Firmo ressaltou a importância do local de orações que recebe há 60 anos devotos de todo o mundo. A previsão este mês é que sete mil romeiros visitem o equipamento. “É um local de orações e preces que acolhe romeiros e devotos de Nossa Senhora de Fátima. Com a conclusão, vamos resgatar o turismo religioso da região reunindo fiéis de várias partes do Brasil e do mundo”, comentou.

O Governo do Estado está impulsionando o turismo religioso em toda a Paraíba, por meio de obras como a construção do Santuário Padre Ibiapina, em Arara; o acesso ao Cristo Redentor, em Itaporanga; e as restaurações do Santuário da Guia, em Lucena; da Igreja dos Remédios, em Sousa; e da Igreja São Pedro e Mosteiro de São Bento em João Pessoa.

Programação – “Tudo isso integrando um grande projeto de crescimento da economia da Paraíba, vendo no turismo religioso uma fonte de renda”, informou padre Nilson Nunes, secretário executivo do Desenvolvimento Humano e ex-vigário de Araruna.

A programação da solenidade de entrega oficial do Santuário é a seguinte:
9h – inauguração pelo governador José Maranhão;
10h – missa em ação de graças presidida pelo bispo da Diocese de Guarabira, Dom Francisco de Assis Lucena;
20h – Show de Yegor Gómez, na Praça da Matriz de Araruna.

Gledjane Maciel, da Secom-PB