João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão inaugura implantação do sistema de esgotamento no Padre Zé

sábado, 7 de novembro de 2009 - 11:19 - Fotos: 
A partir de agora o bairro Padre Zé, em João Pessoa, está saneado. O governador José Maranhão inaugurou a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário na noite desta sexta-feira (6). Uma multidão foi à praça comemorar mais uma conquista que representa qualidade de vida. O investimento na obra foi de R$ 1,6 milhão, com benefícios diretos a 1.600 moradores do bairro.

Até fevereiro de 2010 o Governo do Estado vai inaugurar mais oito obras executadas pela Cagepa, com recursos próprios, do BNDES ou da Caixa Econômica Federal. São obras na Capital, Areia, Sapé e outros municípios paraibanos. A próxima inauguração de obra da Cagepa em João Pessoa deverá ser no bairro do Cristo Redentor, ainda este ano.

O governador José Maranhão, em breve pronunciamento aos moradores do Padre Zé, afirmou que seu governo tem feito um trabalho fundamental, o da reconstrução da Paraíba, e os paraibanos têm consciência de que o Estado não poderia continuar parado. “Todos sabem o que significa para sua vida os investimentos que seguimos fazendo em todo o estado da Paraíba, em esgotamento sanitário, nas áreas de segurança pública, saúde e na educação”, declarou Maranhão, acrescentando que não deixa de investir em obras como sistemas de esgotamento sanitário, que trazem saúde, bem estar e qualidade de vida para os paraibanos.

Para que os moradores do Padre Zé tivessem idéia de seu ritmo de trabalho sério pelo desenvolvimento da Paraíba, o governador revelou que no sábado passado inaugurou obras em Itaporanga, nesta sexta-feira à tarde estava em Fortaleza, na reunião dos Governadores, reivindicando recursos para tocar as obras que o Estado precisa. Na última quinta-feira, ele se encontrava em Brasília, na peregrinação pelos ministérios, buscando carrear recursos para a Paraíba. “É esse o meu trabalho e eu quero, se Deus quiser, agora no governo, me juntar aos três milhões e meio de paraibanos, para juntos fazermos as obras que a Paraíba quer e precisa e não vai abrir mão”.

O presidente da Cagepa, Alfredo Nogueira informou que no Padre Zé foram executados 3 mil metros de rede coletora de esgotos, 104 metros de emissário, construída uma Estação Elevatória de Esgotos e feitas aproximadamente 320 ligações domiciliares. A obra foi financiada com recursos da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Governo do Estado.

A Cagepa também executa obras de esgotamento sanitário e ampliação do abastecimento de água no bairro do Bessa e na cidade de Cabedelo a população vai ser beneficiada com a obra de saneamento básico.

João Paulino, um dos líderes comunitários do Padre Zé e membro do Núcleo de Voluntários, agradeceu ao Governo pela realização de importante obra de saúde pública tão almejada pelos moradores. “Acredito que a partir de hoje o Padre Zé será um verdadeiro canteiro de obras do Governo do Estado”, revelou Paulino. Em nome da comunidade ele aproveitou para reivindicar outros benefícios, a exemplo da inclusão dos moradores na Tarifa Social, programa da Cagepa que reduz o valor da taxa de esgoto para pessoas com baixa renda. A reativação do posto policial também foi solicitada a Maranhão.

Severino Ângelo, outro líder comunitário, solicitou ao governador a aquisição de um terreno para a construção de um ginásio de esportes e um campo de futebol, equipamentos que também  vão beneficiar o bairro de Mandacaru.

O representante do Conselho Tutelar da Região Norte de João Pessoa, Sérgio Lucena, parabenizou o Governo do Estado, por ter levado mais saúde e qualidade de vida para as crianças e toda a população do Padre Zé. De acordo com Sérgio Lucena, o Conselho Tutelar também é uma outra ação social do Governo Estadual no bairro. O governador Maranhão normalizou o funcionamento do programa Pão e Leite para 673 famílias carentes. No governo passado o Conselho Tutelar cobrou muito a regularização do Pão e Leite, que atrasava bastante a entrega dos alimentos e o problema foi solucionado no Governo Maranhão.

PAC – Com relação a obras financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o governo do estado desenvolve trabalhos no Bessa, Jardim Cidade Universitária, Valentina Figueiredo, Altiplano, Manaíra, Cidade Recreio, José Américo, Cruz das Armas, Funcionários I, e Jardim Ester, na Capital. Recentemente foi inaugurado o sistema de abastecimento de água do Seixas e da Penha. As obras do PAC ainda estão presentes em Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Cajazeiras, Guarabira e Patos.

Os deputados Expedito Pereira, Trócoli Júnior e Aníbal Marcolino, prestigiaram a solenidade. Aníbal parabenizou o governador pela importante obra de infraestrutura para o bairro Padre Zé. Ele lembrou que saneamento básico é qualidade de vida e que ainda na área de saúde o governo estadual tem projeto para concluir 30 hospitais.

Prestigiaram a festa de inauguração no Padre Zé os secretários Antonio Fernandes (Administração), Lena Guimarães e Genésio Sousa (Comunicação), Coronel Francisco (Juventude, Esporte e Lazer), Nilson Nunes (executivo do Desenvolvimento Humano), Marconi Paiva (diretor de Planejamento da FAC), o ex-deputado federal Benjamim Maranhão, além de outros auxiliares do governo, o vereador Mangueira e demais lideranças locais. A inauguração da obra proporcionou ao público um show da Banda Feras.

 

Josélio Carneiro, com fotos de Walter Rafael, da Secom