João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão inaugura fábrica que vai gerar 1.250 empregos em Campina

sexta-feira, 20 de novembro de 2009 - 19:26 - Fotos: 

A primeira unidade de produção industrial da fábrica de calçados Tess no Nordeste foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (20), em Campina Grande, com a oferta inicial de 250 empregos diretos e a promessa quadruplicar de tamanho em cinco anos, segundo informou seu presidente, Thomaz Simon. O governador José Maranhão inaugurou a nova indústria e definiu o ato como “mais uma demonstração de interesse do Governo do Estado em criar condições para a ampliação do número empreendimentos empresariais na Paraíba”. Quando estiver em pleno funcionamento, a filial vai oferecer 1.250 empregos.

Durante a solenidade, que contou com as presenças de empresários do comércio e da indústria de Campina Grande, o governador destacou ser um importante empreendimento por absorver mão-de-obra de jovens.

Por vários meses, 300 pessoas passaram por treinamentos para pudessem atuar nas divisões de produção da fábrica. “Este momento nos deixa felizes e cheios de esperança pelo futuro da Paraíba, porque estamos presenciando a instalação de uma grande empresa”, afirmou o governador.

Ele sugeriu que os empresários cariocas, “que demonstram ser grandes empreendedores”, façam convite a outros que possam ampliar seus negócios na Paraíba, gozando dos benefícios fiscais que são oferecidos. “Somos um Estado com potencial, um local ideal para investimentos”, disse.

Expansão – A Tess tem como base principal de produção a cidade do Rio de Janeiro, mas sempre se interessou em expandir suas atividades para a região Nordeste. Há dois anos foram feitos os primeiros contatos, e finalmente agora está sendo possível concretizar essa meta. Seu principal produto é a sandália ‘Tenner’.

“Estamos encantados com a capacidade de trabalho do povo deste Estado, e constatamos que aqui existe um ambiente para ampliar nossas atividades com um bom quadro de técnicos”, afirmou Thomaz Simon.

Mais empregos – Já o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego disse que a exemplo do Governo do Estado que oferece incentivos fiscais para atrair empreendimentos industriais, a prefeitura local também dá sua contribuição e assim mais oportunidades de trabalho são ofertadas.

Ele também destacou as parcerias que estão sendo concretizadas entre as administrações estadual e municipal, “e que somente trazem benefícios para todos, não somente em relação a novas indústrias, mas em outras áreas e com destaque para a saúde e infraestrutura”.

Recuperação de DIs – O presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Cinep), João Laércio, informou que estão sendo procedido um levantamento sobre a situação dos distritos industriais da Paraíba para saber como se encontram. A meta é proceder com sua recuperação.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Francisco Buega Gadelha, destacou o esforço do Governo “em criar ambiente onde novas indústrias possam se instalar, o que garante mais oportunidades de trabalho, principalmente para os jovens que estão despontando para o mercado”.

Por sua vez, o diretor-geral de Negócios da Tess, Eduardo Carmagnani, disse que a opção de instalar a unidade na Paraíba “está relacionada com a sua excelente localização, além do mercado nordestino ser muito atrativo”.

Acompanharam o governador na solenidade, os secretários Marcelo Weck, da Casa Civil do Governador; Ana Cláudia Vital do Rego, da Interiorização das Ações Governamentais e o secretário Executivo Assis Costa, entre outros.

José Nunes, com fotos de Ernane Gomes e Walter Rafael, da Secom-PB