João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão inaugura delegacia e anuncia viaturas para segurança

quarta-feira, 30 de setembro de 2009 - 14:59 - Fotos: 
Mais 150 novas viaturas, equipamentos e armamentos serão adquiridos pelo Governo do Estado para fortalecer a segurança pública, segundo anunciou na manhã desta quarta-feira (30) o governador José Maranhão, ao fazer a entrega das instalações do Núcleo Integrado de Policiamento Comunitário, no bairro da Ilha do Bispo, em João Pessoa. O órgão foi construído a partir de uma parceria do Governo do Estado com a Cimpor, indústria de produção de cimento instalada no local.

Com um sistema novo de realizar policiamento nos bairros, o Núcleo Integrado de Policiamento vai funcionar em parceria com as polícias Militar e Civil, com plantão de um oficial da PM e um delegado, sempre atuando antenada com os moradores do bairro, através do Conselho Comunitário da Ilha do Bispo. O governador agradeceu a parceria firmada com a indústria, que fez a doação de um terreno e uma moto. Foram investidos R$ 150 mil na construção e aquisição de equipamentos.

Novo tempo – Para o governador, a Paraíba começa um novo tempo também com relação à segurança pública, inaugurando uma nova forma de prestação de serviço à população. “A comunidade poderá ajudar muito a todos a viverem em paz. Quem está de parabéns não é o governo, mas o povo do bairro porque terá um equipamento moderno de promoção da segurança”, afirmou o governador.

Na ocasião, lembrou ter encontrado o setor de segurança pública na Paraíba sucateado, com prédios danificados e sem equipamentos. Citou como exemplo a visita que fez a Academia de Polícia Civil, onde encontrou todos os equipamentos abandonados. “Vi como o governo anterior tinha desprezo para com esse serviço público”, comentou.

Parceria – Na ocasião, o dirigente da Cimpor, Eduardo Baunhardt, justificou a parceria com o Governo do Estado para a implantação do equipamento de segurança, “que tem uma grande importância para a população local e, de modo particular, para os servidores da indústria que administro e que vão circular na região com maior tranqüilidade”.

Ele acha que outras empresas poderão seguir o exemplo, “porque uma parceria como esta promete bons resultados e mais ações de inclusão social que se realizar com o Governo do Estado, também em outras áreas”.

Expansão – O secretário da Segurança e Defesa Social (SEDS), Gustavo Gominho, destacou a importância da parceria firmada com a Cimpor e outras que poderão ser concretizadas com a mesma finalidade, que é justamente criar outros núcleos integrados para melhorar a qualidade da segurança pública na Paraíba. “Este programa será levado para toda a Paraíba”, garantiu.

Conforme o secretário, a integração da população com a SEDS e a Polícia Militar no projeto vai permitir uma maior aproximação e, através de eventos esportivos e culturais, será possível avançar no processo de oferecer mais tranquilidade para a população.

Integração – O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil da Paraíba, Isaías Olegário, disse que aquele momento era importante para o policiamento porque estava iniciando uma nova fase na condução do relacionamento entre polícia e comunidade. E reafirmou sua confiança no atendimento às reivindicações da categoria que estão sendo feitas ao governo, sobretudo com relação à melhoria salarial.

A presidente do Conselho Comunitário da Ilha do Bispo, Alba Maria Brandão Colaça, elogiou a determinação do governador José Maranhão em levar a delegacia para o bairro, atendendo a uma antiga reivindicação. “A intenção é trabalhar de forma integrada com os setores de segurança para levar aos jovens ações de inclusão social e com isso afastá-los dos caminhos das drogas”, afirmou. A líder comunitária considerou a iniciativa louvável porque atende aos anseios da população residente naquele bairro.

José Nunes, com fotos de manodecarvalho, da Secom-PB