João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão inaugura Centro Estadual de Referência da Mulher e Casa Abrigo para Mulheres

terça-feira, 21 de dezembro de 2010 - 18:42 - Fotos: 
O governador José Maranhão sinaliza com duas importantes ações que dão uma nova dimensão às políticas públicas em favor das mulheres, com a inauguração do Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes e a instalação da Casa Abrigo para Mulheres em Situação de Violência Aryane Thais, em solenidade que acontece nesta quinta-feira, dia 23, a partir das 10h. Com essas iniciativas o governo do estado dá prosseguimento às diretrizes da Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, informou a secretária Douraci Vieira.

Segundo a secretária, estas ações deveriam ter sido implantadas desde o ano de 2007, mas somente começaram a ser discutidas depois de criada a Secretaria da Mulher, neste atual governo, o que abriu possibilidade de viabilizar projetos junto ao governo federal, garantindo os direitos das mulheres.

Sobre a criação do Centro Estadual de Referência da Mulher, Douraci Vieira informou que o mesmo fica localizado na Avenida Rio Grande do Sul, 1111 (por trás do supermercado Extra), e estará atendendo durante 24 horas, inclusive disponibilizando telefone 0800-095.6465 para receber denúncias. Destina-se ao acolhimento e atendimento psicológico de orientação e encaminhamento jurídico e sócio assistencial, realizado por uma equipe multiprofissional, como também, fará o monitoramento e acompanhamento das ações desenvolvidas pelas instituições que compõem a rede de assistências às mulheres.

Com relação a Casa Abrigo para as Mulheres Vitimas de Violência, não teve seu endereço divulgado para que possa preservar a integridade das pessoas, e terá todo o apoio e encaminhamento. Todas as duas iniciativas estão tendo como base a Lei Maria da Penha.

José Nunes, da Secom