João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão inaugura Centro de Radioterapia do Napoleão Laureano

quinta-feira, 29 de abril de 2010 - 17:04 - Fotos: 

O governador José Maranhão entregou, nesta quinta-feira (29), o novo Centro de Radioterapia do Hospital Napoleão Laureano e prometeu que o Governo do Estado irá doar um novo acelerador linear para aquela instituição, atendendo a solicitação da direção da Fundação e do Hospital Napoleão Laureano.

As obras de construção do Centro de Radioterapia foram realizadas com recursos do Governo do Estado e custou R$ 1.310.555,04. O centro abriga um acelerador linear de última geração, para tratamento de pacientes com câncer que foi adquirido com recursos arrecadados durante uma campanha junto à sociedade no valor de R$ 2 milhões.
      
Na ocasião, o governador reafirmou seu compromisso de priorizar as ações de saúde e fez um breve relato dos investimentos de construção e equipamentos na rede hospitalar do Estado. “Estamos empreendendo esforços para retomar as obras que ficaram paralisadas durante sete anos e até julho deveremos concluir obras de construção civil e as instalações de equipamentos dos hospitais em diversas cidades do Estado. Com isso, damos mais um passo para dotar a Paraíba em um diferencial no atendimento da saúde e serviço público”, 
    
O governador, muito emocionado, agradeceu a Deus a oportunidade de participar da entrega de um espaço e equipamento tão importantes para amenizar o sofrimento e salvar a vida de centenas de pessoas, usuárias da instituição, que é uma referencia no tratamento oncológico no Nordeste, ressaltou
   
O presidente da Fundação Napoleão Laureano, Carneiro Arnaud, afirmou, que com o atendimento deste novo pleito, não somente a Fundação Laureano, mantenedora do Hospital, “está profundamente agradecida, como também estarão extremamente gratos os usuários da instituição, vitimados por câncer, assim como todos os seus familiares. Governador José Maranhão, nós e os que sucederem estará realçando também o seu nome por incontáveis anos”, afirmou Arnaud.
      
Com esta inauguração, a Paraíba dá significado passo no aperfeiçoamento do tratamento dos seus pacientes, que chegam vindos de todos os municípios paraibanos e até de estados vizinhos, como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, enfatizou Carneiro Arnaud, ao informar que o ambulatório do hospital realiza mensalmente 4.800 consultas e faz 650 pequenas cirurgias.
   
Tratamento menos invasivo
        
Já o diretor do Hospital Napoleão Laureano, João Batista Simão, ressaltou que no novo Centro de Radioterapia os pacientes terão um tratamento melhor, já que será utilizado o acelerador linear, que permite a irradiação apenas na área doente, sem atingir outras partes do corpo. Isso aumenta a chance de destruição do tumor e a probabilidade de cura do paciente.
   
“Fizemos a nossa parte, comprando o acelerador linear, e o Governo do Estado fez a parte dele, construindo o espaço para abrigar o aparelho. Essa conjunção de esforços entre iniciativa pública e privada é um exemplo de democracia e quem sai ganhando é a população”, disse João Simões.
    
Segundo Simões, a partir de agora, os pacientes paraibanos que precisam de tratamento com um acelerador mais moderno não precisam se deslocar até Recife (PE) e Natal (RN), pois o acelerador, adquirido pela instituição, é mais moderno do que os disponibilizados nos hospitais dessas duas cidades. Com o inicio de funcionamento do Acelerador Linear Multi-Leaf, conformacional e tridimensional a Paraíba se iguala aos mais evoluídos centros de tratamento radioterápicos do Brasil do Brasil, afirmou.

Ana Lustosa com fotos de Walter Rafael – Secom