João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão inaugura adutora que beneficiará 135 mil pessoas

terça-feira, 15 de junho de 2010 - 13:38 - Fotos: 
O governador José Maranhão inaugura nesta quarta (16) e quinta-feira (17), o Sistema Adutor de Acauã. A obra, com seus 93 quilômetros de extensão, está orçada em R$ R$ 113.243.742,79 e é mais uma parceria do Governo do Estado com o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC).

Os moradores de dez municípios, localizados na região do Baixo e Médio Paraíba serão diretamente beneficiados com a adutora, que abastecerá com água tratada uma população de 135.050 pessoas. Os municípios beneficiados são: Juarez Távora, Zumbi, Ingá, Itatuba, Salgado de São Félix, Mogeiro, Juripiranga, Pilar, São Miguel de Taipú e Itabaiana.

“Mais de 135 mil pessoas passam a ter segurança hídrica, dispondo de um abastecimento de água digno e seguro, invulnerável ao fenômeno das secas” comemora o secretário de Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, Francisco Jácome Sarmento. A fonte hídrica da adutora é a barragem de Acauã, terceiro maior reservatório do Estado, com 253 milhões de m³, construído no Governo José Maranhão.

O sistema adutor foi projetado originalmente e iniciado no segundo Governo de José Maranhão, mas a obra foi praticamente abandonada nos seis anos seguintes. Segundo Sarmento, quando iniciada em 2001, a obra integrava o ‘Plano das Águas’ e tinha execução prioritária do ramal destinado ao atendimento de Campina Grande.

Segundo Sarmento, no período em que permaneceu praticamente parada, modificações de projeto foram introduzidas pelo Governo findo em fevereiro de 2009, a principal delas consistiu na retirada de Campina Grande como uma das cidades beneficiadas. O secretário destacou que o Sistema Adutor Acauã tornou-se prioridade do atual Governo, desde sua assunção em fevereiro de 2009.

A exemplo dos Sistemas Adutores de Congo e Capivara, recentemente inaugurados pelo Governo do Estado, Acauã possuí sistema de automação destinado ao controle à distância de todos os seus componentes físicos: são 8 Estações de Bombeamento, 3 Estações de Tratamento de Água, além de reservatórios apoiados e elevados construídos em pontos estratégicos dentre as 10 cidades atendidas.

Acauã-Mirim

No início do último mês de maio, o governador José Maranhão entregou a Barragem de nível/ponte denominada Acauã-Mirim, parte integrante do Sistema Adutor de Acauã. Sarmento lembrou que Acauã-Mirim foi construída para possibilitar a captação de água na Estação de Bombeamento do Sistema Adutor Acauã em Salgado de São Félix.

 
A obra, hoje, além dessa função, encurtou a distância rodoviária entre as cidades da margem direita do rio Paraíba com todo o Estado, em particular com a BR-230 duplicada. “Mais do que sua funcionalidade como barragem, ponte e passagem molhada a obra tornou-se um ponto turístico da região e atrai, todo final de semana, milhares de visitantes que se banham nas águas de Acauã-Mirim.”, comemorou o secretário.

Da Assessoria de Imprensa da SEMARH