João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão garante transição de Governo e continuidade de obras

sexta-feira, 5 de novembro de 2010 - 15:45 - Fotos: 
Em pronunciamento de aproximadamente vinte e cinco minutos, no Salão Nobre do Palácio da Redenção, o governador da Paraíba, José Maranhão,  garantiu que ele e sua equipe não criarão obstáculos nesta fase de transição de Governo. O governador assegurou, ainda, que até os últimos instantes do dia 31 de dezembro seu Governo manterá ritmo normal de trabalho. Obras serão inauguradas e outras avançarão nas suas execuções. Maranhão anunciou ainda que o próximo Governo vai dispor de mais de R$ 2,5 bilhões para a construção de grandes projetos estruturantes no Estado e que esses recursos já estão assegurados.

José Maranhão revelou que “até o último dia de nosso governo, vamos fazer valer cada momento que foi conquistado por todos que estiveram nesta caminhada, acima de tudo, vamos honrar a confiança do povo da Paraíba, desse modo, vamos ocupar o espaço que por direito é nosso e que será utilizado para o bem de nossa gente até o último instante do dia 31 de dezembro”, destacou. Ele citou, ainda, as grandes obras de sua administração, a exemplo das mais de dez barragens e mais de 1.000 quilômetros de adutoras.

Maranhão afirmou que são muitas as ações que seu Governo dará seqüência nestes dois meses e que torce para que o seu sucessor dê prosseguimento, evitando o que aconteceu no governo anterior, a descontinuidade administrativa, que causou profundos prejuízos à economia e à vida de todos os paraibanos.

Os mais de R$ 2,5 bilhões anunciados pelo governador Maranhão, recursos já garantidos através de convênios com o governo federal, vão assegurar que o próximo governo construa ou dê continuidade às seguintes obras de infraenstrutura: O Canal da Integração do Brejo; Duplicação da BR-104; Barragem de Manguape;  Barragem de Jandaia; Barragem de Câmara; Centro de Convenções; Adutora Translitorânea; Adutora de São José; Adutora do Congo II; Via Jaguaribe; Binário de Bayeux e a pavimentação de 1.180 quilômetros de estradas.

Dessas obras acima estão em execução o Centro de Convenções de João Pessoa, o Sistema Adutor Translitorânea, a adutora São José, a adutora do Congo II, o Binário de Bayeux (obras iniciadas) e em execução parte do programa de pavimentação e restauração de rodovias estaduais.

O  governador Maranhão citou ainda outros projetos em andamento: “Além disso, deixamos grandes projetos em andamento, como o Porto de Águas Profundas, que já está com os estudos de viabilidade concluídos e com sua posição definida no litoral norte da Paraíba. Da mesma forma, o projeto do Metrô de Superfície em João Pessoa já está com a licitação em andamento e foi inserido no Plano Nacional de Logística de Transporte com recursos garantidos”, destacou.

De acordo com José Maranhão, “na área social, temos mais de 20 hospitais com obras e serviços sendo implantados. Duas novas Unidades de Pronto Atedimento 24h serão entregues. Na educação, mais de 200 escolas estão em construção e recuperação”, revelou o governador, que destacou ainda ações na cultura: “Na cultura está pronto, aprovado e com recursos garantidos os projetos do Museu de João Pessoa, do Memorial Sivuca e do Espaço Jackson do Pandeiro”.

Maranhão afirmou que “temos muito trabalho pela Paraíba e não abriremos mão da nossa responsabilidade e sabemos que esses esforços serão reconhecidos por essa e pelas próximas gerações”.  O governador Maranhão foi bastante aplaudido durante seu pronunciamento acompanhado pela imprensa paraibana, por parlamentares, auxiliares de Governo e populares.

Veja o discurso na íntegra:

“Meus amigos, minhas amigas,

A vida nos ensina que para se alcançar objetivos é preciso dedicação, trabalho, amor, suor e muita fé em Deus. Conduzi toda minha vida dessa forma. Desde muito cedo me dediquei ao trabalho e a política. Precisei abrir mão de minha juventude, da vontade de ser engenheiro aeronáutico, tornando-me advogado, mas sempre tive clareza de qual era minha maior meta.

Aprendi que a política é uma grande força transformadora. Tive noção real quando fui perseguido pela ditadura e tive meus direitos tirados de forma brusca. Naquele momento, percebi que a chave era resistir e que a política era o único instrumento para a mudança. Ali estava o caminho para as grandes conquistas e para se fazer o bem ao nosso povo.

Estava traçado naquele momento meu destino. Não caberia mais qualquer recuo. Tinha um compromisso com minha consciência e com todos aqueles que acreditavam no nosso ideal e capacidade de trabalho.

Tracei uma meta, tracei um sonho. A Paraíba seria o cenário onde escreveria a história da minha vida e por ela dedicaria todos os meus esforços.

Nessa trajetória tivemos vitórias e derrotas. Porém, acima de tudo estava o projeto de construir uma Paraíba próspera e desenvolvida. Depois de muita luta, chegamos ao Governo do Estado junto com Antônio Mariz, a quem tivemos a satisfação de suceder e reafirmarmos o compromisso de realizar todos os grandes projetos de uma geração, que foi a fonte de nossa energia.

Criamos uma marca em nossa caminhada: trabalhar de forma obstinada e não deixar que toda uma história de lutas fosse relegada. Representávamos uma geração que fez muitos esforços para chegar até aquele momento, que enfrentou verdadeiras batalhas pela redemocratização do Brasil e pelo direito de exercer um Governo livre, democrático e com base em um projeto transformador de desenvolvimento.

Faço aqui um parêntese, para homenagear grandes companheiros como Antônio Mariz, Humberto Lucena, Ulisses Guimarães, Michel Temer, Lula, Dilma e tantos outros que deram o sangue e, em muitos casos, a própria vida, para chegarmos a esse dia. Quero dizer a cada um, que vencemos. Demos nossa contribuição a história da Paraíba e do Brasil e nunca haverá nada que apague esse legado.

Foi com a força e a inspiração de todos os companheiros e companheiras, que seguimos em busca dos objetivos que traçamos e aqui temos o dever de recordar, para que sirva de norte para os próximos embates.

O futuro registrará toda essa história e estará presente na memória dos paraibanos o trabalho que fizemos e que contou com a participação de muita gente. Seremos lembrados pelos mais de 1000 km de adutoras. Por mais de uma dezena de grandes barragens. Pela água que levamos a todo Estado. Vamos ter o marco de milhares de famílias que tiveram suas vidas transformadas pelo acesso a energia elétrica em seus lares.

Com certeza, vamos ter o reconhecimento de muitas famílias que tiveram o direito de produzir em sua própria terra, levar alimento e uma vida melhor para seus filhos.

Ficará também na memória dos paraibanos que um grupo político que foi forjado na luta, que tinha acima de tudo ideais, conseguiu entrar e sair de forma digna, em todas as oportunidades que esteve a frente do Governo da Paraíba.

Deixaremos ainda na lembrança dos paraibanos, que política se faz com serenidade, compreensão, respeito e humildade. Nunca seremos lembrados por atitudes violentas ou arrogantes. Não existe esse tipo de postura na nossa trajetória e jamais admitiríamos algo semelhante em nossos governos. Nosso povo tem natureza boa e, sendo assim, seus governantes devem ser o espelho dessa qualidade.

Mas nossa história não termina aqui. Temos compromisso com esse projeto que foi construído em mais de 50 anos de trabalho. Até o último dia de nosso governo vamos fazer valer cada momento, que foi conquistado por todos que estiveram nessa caminhada. Acima de tudo, vamos honrar a confiança do povo da Paraíba.

Desse modo, vamos ocupar um espaço que por direito é nosso e que será utilizado para o bem da nossa gente até o último instante do dia 31 de dezembro. São muitas as ações que daremos seqüência e que torço para que nosso sucessor dê prosseguimento. E vamos, evidentemente, garantir a transição administrativa, mantendo as conquistas da Paraíba, não penalizando o andamento das atividades do Estado.

Temos na Paraíba o maior conjunto de obras e projetos já vistos em sua história. Estamos deixando mais de 2,5 bilhões já garantidos, que viabilizarão:

-O Canal da Integração do Brejo
-A Duplicação da BR-104
-A Barragem de Manguape
-A Barragem de Jandaia
-A Barragem de Camará
-O Centro de Convenções
-A Adutora Translitorânea
-A Adutora de São José
-A Adutora do Congo II
-A Via Jaguaribe
-O Binário de Bayeux
-E 1180km de estradas

Além disso, deixamos grandes projetos em andamento, como o Porto de Águas Profundas, que já está com os estudos de viabilidade concluídos e com sua posição definida no litoral norte da Paraíba. Da mesma forma, o projeto do Metrô de Superfície em João Pessoa já está com a licitação em andamento e foi inserido no Plano Nacional de Logística de Transporte com recursos garantidos.

Na área social, temos mais de 20 hospitais com obras e serviços sendo implantados. Duas novas Unidades de Pronto Atedimento 24h serão entregues. Na educação, mais de 200 escolas estão em construção e recuperação.

Na cultura está pronto, aprovado e com recursos garantidos os projetos do Museu de João Pessoa, do Memorial Sivuca e do Espaço Jackson do Pandeiro.

Temos muito trabalho pela Paraíba e não abriremos mão da nossa responsabilidade e sabemos que esses esforços serão reconhecidos por essa e pelas próximas gerações.

A nossa história e o grupo do qual fazemos parte tem a obrigação de exercer vigilância daqui pra frente e garantir que esses recursos sejam bem aplicados. Representamos mais de 930 mil pessoas que acreditaram nas nossas propostas e vamos fazer valer nosso espaço político na Paraíba. Afinal, o povo é quem mais precisa desses serviços e o maior motivo para mantermos a atuação e o trabalho.

Temos trabalho para ser concluído. Acreditamos que novos capítulos serão escritos. Nossa força vem de um partido unido, de um grupo experiente, mas que tem grandes e jovens valores.

Nossa energia se renova a cada dia, inspirada nessa juventude e na vitalidade daqueles que fazem o PMDB e que estiveram e estarão conosco em todos os momentos.

Quero também registrar o apoio e a solidariedade dos amigos, dos correligionários, de todas as lideranças e dos partidos aliados, que nos ajudaram em todos os recantos da Paraíba. Continuaremos tendo o que é fundamental em qualquer projeto político: um grupo forte, unido e ciente dos seus objetivos.

Quero finalizar, ressaltando que os meus objetivos são os mesmos de quando ingressei na vida público: fazer mais pelo nosso povo e construir uma Paraíba cada vez melhor. Temos ainda uma missão pela frente. Vamos continuar nossa trajetória com o mesmo trabalho, amor e dedicação que começamos. Vamos lutar para manter o projeto de uma Paraíba desenvolvida. Nosso sonho não acaba aqui. Ainda temos muito por realizar.

Muito obrigado a todos. E que Deus ilumine os destinos da Paraíba!”
    

Josélio Carneiro, com fotos de Mano de Carvalho e Walter Rafael