João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão faz inaugurações no Hospital Padre Zé

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009 - 09:35 - Fotos: 

Dentro do cronograma de melhorias que vem sendo implantadas pelo governo do Estado na área de Saúde, o governador José Maranhão (PMDB) inaugura nesta segunda-feira (21) três novas salas no Hospital Padre Zé, localizado no bairro do mesmo nome. A solenidade está prevista para começar às 17h.

A obra de construção faz parte de um convênio firmado entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Hospital Padre Zé em junho deste ano. Na parceria, os retornos cirúrgicos do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL) passaram a ser realizados na unidade de apoio. No serviço de retorno ambulatorial, ou seja, egresso cirúrgico, os pacientes são acompanhados em todo o processo de recuperação.

O diretor do hospital de Trauma, o médico José Carlos Freitas Evangelista, explicou que o convênio com o Hospital Padre Zé foi uma medida adotada para evitar a superlotação e devolver ao Trauma o perfil para o qual foi inaugurado, que é atender pacientes politraumatizados. “Desde que o atual governo assumiu, trabalhamos na busca pelo resgate do perfil do hospital, que tinha se transformado em um grande hospital geral.

Para que houvesse condições de se fazer esse resgate, conveniamos alguns serviços de apoio. Com isso, ganha toda a população na excelência no atendimento do serviço público de saúde”, frisou o diretor do Trauma.

Com as novas salas, o serviço será melhor distribuído. Nos espaços vão funcionar uma sala para a colocação de gesso, outra para curativos, além de um consultório de ortopedia. Todo o material para a funcionalidade do serviço será fornecido pelo Hospital de Trauma. No Hospital Padre Zé funcionam os atendimentos de retorno da ortopedia, cirurgia de mão, urologia e fisioterapia. Mensalmente, cerca de 950 pacientes do egresso do Trauma são atendidos na unidade de apoio.

Atendimentos- O Hospital de Emergência e Trauma vem servindo a população desde agosto de 2001. Desde essa data, já foram mais de 400 mil atendimentos nas mais diversas especialidades. A equipe multidisciplinar é composta por profissionais das mais diversas áreas, além de especialistas em traumatologia, ortopedia, cirurgia geral, anestesiologia, clinica médica, cirurgia de buco-maxilo-facial, pediatria, intensivistas (UTI), cirurgia plástica, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, fisioterapia, psicologia, enfermagem, nutrição e farmácia, entre outros.

O Hospital também é referência no tratamento às vítimas de queimaduras, possuindo o setor de Unidade de Terapia de Queimados (UTQ). Ocupando uma área construída de 12 mil metros quadrados, possuí 150 leitos, centro cirúrgico com seis salas, um laboratório de análises clínicas próprio e o primeiro 'Banco de olhos' da Paraíba, inaugurado no último mês de abril.
 
Baseada na política pública de melhorias adotada pelo atual governo, a direção do Trauma vem investindo e oferecendo condições para o aperfeiçoamento técnico de todos os seus servidores. Além das capacitações e da realização de campanhas educativas, foi implantado o 'Serviço especializado em Dor Aguda', se reativou várias comissões médicas e a ouvidoria, firmou-se contratos para manutenção de todos os equipamentos, entre outras melhorias.

Assessoria de Imprensa do Hospital de Emergência e Trauma