Fale Conosco

23 de maio de 2009

Maranhão faz abertura da Conferência da Igualdade Racial



O governador José Maranhão participou da abertura dos trabalhos da II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Social, que aconteceu durante todo o dia deste sábado (23) e se estende até o domingo (24) no Centro de Ensino da Polícia Militar, Mangabeira.

Em seu discurso, Maranhão destacou a importância do evento para Paraíba e assumiu o compromisso de enviar para a Assembleia Legislativa um Projeto de Lei criando o Conselho Estadual de Igualdade Racial. “No governo anterior tínhamos elaborado um decreto criando o Conselho, vamos retomar o trabalho, e criá-lo através de Lei, cuja formatação estamos elaborando. Consultaremos todas as lideranças do Movimento Social para elaborar um estatuto que corresponda a realidade racial paraibana”, disse Maranhão, ressaltando ainda que a criação do Conselho é um reconhecimento oficial do Governo do Estado.

Já a secretária de Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo, informou que o evento – que é o resultado de duas conferências regionais que aconteceram anteriormente nas cidades João Pessoa e Campina Grande, tem como objetivo discutir a temática da promoção da igualdade racial, que faz parte da programação da Conferência Nacional que acontecerá em Brasília. “Estaremos discutindo aqui  questões referentes às problemáticas da desigualdade racial e logicamente partindo para a política nacional de igualdade racial”, enfatizou Giucélia, ressaltando que o Governo do Estado e a sociedade Civil estão organizando essa conferência na perspectiva de construir uma política estadual de igualdade racial.

O evento conta com 325 inscritos e o resultado dessa conferência vai garantir a implementação de uma política de igualdade racial no Estado e comporá a pauta da discussão na Conferência Nacional que acontecerá no período de 25 a 28 de junho, em Brasília.

A II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial tem como tema central “Avanços, desafios e perspectivas da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial”.

Os conferencistas farão uma analise da realidade brasileira a partir da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial. O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano; Secretaria de Cidadania e Administração Penitenciária, Casa Civil do Governador, com apoio dos Movimentos Sociais, Negros, Quilombolas e Indígenas.

Mônica Nóbrega, com fotos de Walter Rafael, da Secom