Fale Conosco

11 de setembro de 2009

Maranhão entrega reforma da 10ª DD e anuncia mais investimentos



O Governo do Estado quer oferecer, no decorrer dos anos, melhores condições de trabalho para as polícias Civil e Militar, de modo que possam atender com mais eficiência a população. Foi o que afirmou o governador José Maranhão durante a entrega, nesta sexta-feira (11), das novas instalações da 10ª Delegacia Distrital (10ª DD) no Bairro de Tambaú, em João Pessoa. O vice-governador Luciano Cartaxo também esteve presente, além de secretários e outros auxiliares.

Ele convidou todos a assumirem o compromisso de atuar juntos no sentido de atingir a perfeição na prestação de serviço, principalmente na área da segurança como projeto ideal para a Paraíba, e reconheceu ser necessário dar dignidade aos servidores para se ter um bom serviço público.

Com a entrega das novas instalações da 10ª Delegacia de Polícia Civil, a população das praias pessoenses contará com uma melhor prestação de serviços por parte dos setores envolvidos com a segurança pública. Nas obras foram gastos R$ 135 mil, provenientes do Fundo de Segurança Pública. O governador José Maranhão disse que se tratava “de uma obra de grande alcance social por estar inserida em um setor muito visível na sociedade”.

Eficiência e preparo – O governador também lembrou do trabalho que seu governo está realizando na tentativa de tornar as Polícias Civil e Militar mais eficientes, e citou como exemplo a realização de treinamentos, aquisição de equipamentos modernos e veículos novos.  “É importante que os policiais estejam bem preparados para atuar nessa espinhosa missão de garantir a segurança do cidadão”, afirmou.

Maranhão reconheceu que entre as categorias de servidores, os policiais são os mais expostos ao perigo, por isso precisam estar bem preparados e portando equipamento de melhor qualidade, ter acesso às tecnologias “e sobretudo estarem motivados, já que as pessoas que estão na margem da lei cada vez mais atuam com sofisticação”.

Totalmente recuperada, com recursos do Tesouro Estadual, a nova delegacia oferece um local mais confortável para os policiais trabalharem no atendimento das pessoas que procurarem a Polícia Civil. Outras delegacias, inclusive no interior do Estado, estão passando por recuperação.

‘Herança’ – O secretário da Segurança e da Defesa Social (SEDS), Gustavo Gominho, disse que ao assumir o Governo do Estado em fevereiro deste ano, o governador encontrou muitas delegacias em situação precária, mas que estão sendo recuperadas gradativamente. Informou que oito convênios em vias de assinatura com o governo federal vão garantir investimentos no aparelhamento das polícias.

Durante a inauguração, falou também o promotor Gualberto Bezerra, da Defesa do Consumidor, que considerou a nova delegacia um marco na área de segurança na Paraíba. Lembrou que desde a administração anterior de José Maranhão, “já se vislumbrava a possibilidade de implantar uma segurança preventiva, o que está sendo possível a partir de agora. Foi dada continuidade a essa ação que contribui para reduzir os índices de violência”, disse, e lembrou que isso é constatado através de pesquisas.

Dignidade – Outro que fez pronunciamento foi o presidente dos Sindicatos dos Delegados de Polícia Civil, Isaias Olegário, agradecendo em nome de todos os colegas e destacando a entrega do prédio que “vai dar mais dignidade aos delegados que ali atuarão. Temos a esperança de que nos anos seguintes de sua administração, o senhor (governador José Maranhão) possa deixar a Polícia Civil com condições dignas de trabalho e salários compatíveis”.

Outras ações que o Governo do Estado tem realizado no setor de segurança são cursos e treinamentos para policiais, a aquisição de mais veículos para transporte de pessoas mortas, a instalação do Instituto de Medicina Legal em cidades do interior e a recuperação das instalações da Academia de Policia Militar.

Sobre a delegacia que será inaugurada na Ilha do Bispo, o secretário Gominho disse que será “um instrumento importante no combate a criminalidade naquela área de João Pessoa, já que vai contar com a participação efetiva da Polícia Militar no local”.

José Nunes, com fotos de Antônio David, da Secom-PB