João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão entrega 30 carros à Saúde e promete substituir veículos locados

sexta-feira, 2 de outubro de 2009 - 15:20 - Fotos: 

Mais agilidade e eficiência no atendimento às pessoas em tratamento de saúde serão possíveis a partir de agora com a entrega de mais 30 veículos à Secretaria de Estado da Saúde (SES). Durante a solenidade na manhã desta sexta-feira (2) em frente ao Palácio da Redenção, o governador José Maranhão anunciou que substituirá todos os veículos locados pelo Governo do Estado, e garantiu aumentar a frota de viaturas das Polícias Militar e Civil.

Foram investidos R$ 3,2 milhões na aquisição dos veículos. A economia de recursos pelo Governo do Estado com aluguel de veículos corresponde a aquisição de um novo carro todo mês. Uma parte da frota será utilizada em ações de combate à dengue e a outra servirá para os setores administrativos, mas estarão à disposição dos servidores quando houver necessidade de atendimento de urgência.

Economia – Foi por causa dos gastos com locação que o Governo do Estado decidiu mudar a forma de manutenção da frota de veículos, começando pela área da Saúde, e vai se estender por outras secretarias. “A frota da Saúde era alugada e isso significava que a cada mês, com o pagamento dessa locação, o Estado perdia o equivalente a um desses veículos”, justificou.
“Decidimos substituir essa modalidade de serviço pela frota própria, e com isso economizamos dinheiro, dando mais mobilidade a administração e permitindo aos administradores e técnicos se deslocarem com rapidez e maior frequência até as frentes de trabalho”, disse Maranhão.

Hospitais – O governador também falou sobre as obras de construção ou recuperação de 15 hospitais, que estão em processo de execução. Também destacou que, quando essas unidades hospitalares estiveram em pleno funcionamento, “se instalará um quadro diferente no atendimento do setor da saúde pública na Paraíba”. Lembrou que o Hospital de Trauma de Campina Grande, já em fase adiantada das obras, vai se tornar uma referência. Na obra estão sendo investidos cerca de R$ 100 milhões.

Quanto à inauguração desses hospitais, José Maranhão informou que o governo concentra esforços para que as obras prossigam dentro do calendário definido e, até o final deste ano, alguns já possam ser entregues à população. “Temos dificuldades com relação ao processo licitatório, que é complexo e burocratizado e muitas vezes atrasa o início da obra. Bom é que o processo de licitação corresse na mesma urgência como queremos com as obras”, disse.
 
Viaturas policiais – Com relação à frota de polícia, informou que se encontra em processo de licitação, mas a fábrica pediu um prazo de 70 dias. A aquisição de dois helicópteros também começa a se desenhar como realidade. Um está em fase de licitação e o outro faz parte de uma parceria com o Ministério da Justiça, depende de uma decisão do Governo Federal.

O governador informou que todos os veículos alocados para a polícia serão substituídos à medida que o Governo do Estado faça a compra de seus próprios carros. “Não podemos de uma vez só liberar tudo, porque o Estado não tem capacidade financeira para adquirir numa só compra, e vamos fazer uma liberação escalonada”, comentou.

 

José Nunes, com fotos de Antônio David, da Secom-PB