Fale Conosco

12 de maio de 2009

Maranhão empossa auxiliares da administração e novos professores



Os professores que vão atuar nas disciplinas de Sociologia e Filosofia contribuirão para consolidar uma educação de qualidade na Paraíba e mostram a preocupação em melhorar a qualidade do ensino”. A declaração foi feita pelo governador José Maranhão na manhã desta terça-feira (12), ao empossar professores consursados e novos auxiliares em solenidade no Espaço Cultural, em João Pessoa. Ele acrescentou que até o final deste mês todos os cargos da administração estadual ainda vagos serão preenchidos.

Sobre as novas disciplinas que passam a integrar a grade curricular do ensino médio na Paraíba, com Sociologia e Filosofia, o governador disse que é um passo à frente na direção de consolidar uma educação de qualidade. “É um processo progressivo e nós queremos dar à educação, como demonstramos agora, o espaço que merece, sobretudo porque projeta um futuro melhor para nossa juventude”, comentou. Sobre os novos auxiliares que também tomaram posse, Maranhão previu que até o final deste mês serão preenchidos todos os cargos do primeiro e segundo escalões.

O secretário da Educação e Cultura, professor Sales Gaudêncio, disse que a Paraíba vive um momento histórico com a nomeação dos novos professores. “Nos últimos 90 dias, a Paraíba tem assistido a ações concretas em favor da educação graças à forma como este setor é encarado e levado a sério”, afirmou.
 
Ao retornar seis anos depois para a Secretaria da Educação e Cultura, Sales Gaudêncio revelou ter encontrado uma situação catastrófica. Criticou o modo como trabalhadores do setor e alunos foram tratados nos últimos anos. “Havia seis mil professores trabalhando sem nenhuma documentação e 450 mil estudantes que procuravam escolas e não encontravam professores”, comentou.
 
Empossados – Sobre o concurso para preenchimento de vagas nas disciplinas de Filosofia e Sociologia, lembrou que no dia 28 de fevereiro último o governador José Maranhão fez a homologação. Todos os empossados vão atuar nas cidades indicadas no concurso e designação já está sendo feita pela Secretaria da Educação. “O governador José Maranhão democratizou os recursos da merenda escolar, que agora são administrados pelas próprias diretorias das escolas”, comentou.
 
A professora Mayra Silva Diniz Gomes, primeiro lugar em Sociologia para Campina Grande, falou em nome dos empossados, destacando que as duas novas disciplinas vão melhorar a qualidade do ensino e ajudar a criar uma nova consciência para a sociedade futura.
 
Em nome dos auxiliares do Governo do Estado, quem falou foi a secretária executiva da Controladoria Geral do Estado, Girlene Melo Silva Roque. Para ela, já se pode acreditar que está começando na Paraíba o resgate da dignidade administrativa.
 
Tomaram posse como novos auxiliares do Governo do Estado, além de Girlene Roque no cargo de secretária Executiva da Controladoria Geral do Estado, o secretário executivo da Agropecuária e da Pesca, Ronaldo Torres Soares; Luis Antonio Gualberto, no cargo de diretor superintendente da Administração do Meio Ambiente (Sudema), e Maurício Navarro Burity como presidente da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc).
 
Presentes ao evento o vice-governador Luciano Cartaxo, diversos secretários do Governo, deputados estaduais, dirigentes de empresas estatais e familiares dos empossados. A cantora lírica Ana Gouveia, que vinha respondendo pela presidência da Funesc, transmitiu o cargo para Maurício Burity, numa solenidade que contou com a presença de sua mãe, Glauce Burity, ex-primeira dama do Estado.