João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão e Veneziano prestigiam II Conferência Estadual de Cultura

terça-feira, 15 de dezembro de 2009 - 11:14 - Fotos: 

O governador José Maranhão e o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, prestigiaram, na noite desta segunda-feira, a cerimônia de abertura oficial da II Conferência Estadual de Cultura, organizada pela Subsecretaria de Cultura de Estado da Paraíba. O tema central é Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento.

A Conferência, se realiza até o final da tarde desta terça-feira (15), no Centro de Convenções Raimundo Asfora, no Garden Hotel, em Campina Grande, reunindo 480 delegados, suplentes e observadores de 93 municípios paraibanos todas as regiões.
 
Cinqüenta delegados serão escolhidos para representar a Paraíba na Conferência Nacional de Cultura. Das conferências municipais participaram mais de 8.700 pessoas. A representante do Ministério da Cultura, Keillah Diniz, apresentou o tema Cultura e Economia Criativa.

O governador José Maranhão avalia que a II Conferência Estadual de Cultura está obtendo êxito e afirmou que o Governo do Estado tem avançado em uma linha de projetos que premiam o cinema, a arte e cultura da Paraíba. Maranhão, em seu discurso, elogiou o trabalho desenvolvido pelo subsecretário de Cultura, David Campos Fernandes, em parceria com o secretário de Educação e Cultura, Sales Gaudêncio.

David Campos Fernandes afirmou que o Governo do Estado, nos últimos oito meses, tem contribuído com a expansão da atividade cultural que precisa a cada dia conquistar mais espaços na agenda de prioridades estaduais, a partir da consolidação de uma política cultural abrangente, consistente e inclusiva. O subsecretário de Cultura destacou que o governador José Maranhão reitera a atenção de seu Governo para com a cultura, com ações voltadas a todos os paraibanos.
 
David Fernandes revela, ainda, que as ações partem do princípio de que o Governo cuida do todo e não da parte. Ele acredita que o investimento na área cultural, se reflete na atividade econômica em geral, impactando positivamente o conjunto da sociedade, ao gerar empregos, produção e demanda, conhecimento, ao mesmo tempo em que incrementa a arrecadação de impostos.

É firme a disposição de nosso governador de levar em conta as múltiplas realidades territoriais, num grande esforço em parceria com os prefeitos, num grande esforço para atender aos projetos e demandas de cada comunidade local, acrescentou o secretário.

O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego destacou que é importante que a cidade esteja sediando o evento e a colaboração que Campina está dando à discussão, com o desejo de construir um debate que objetiva desenvolver a cultura da Paraíba, e que levará propostas à Conferência Nacional.

A solenidade teve apresentações da Banda Filarmônica Epitácio Pessoa e do Coral Infantil Anjos do Cariri. A programação cultural nos dois dias do evento incluiu ainda Ivanildo Vilanova, Iponax Vilanova, Grupo Badauê de Capoeira (Mestre Sabiá), Cia. de Dança Palácio das Artes Suellen Caroline, Banda Filarmônica Epitácio Pessoa e Banda Filarmônica de Cuité.

Na Conferência, gestores de cultura estão discutindo propostas para a cultura brasileira nos seus aspectos da memória, de produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania. Da conferência sairão propostas para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável. Também estão acontecendo debates entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade e o pluralismo das expressões, das opiniões e da própria cultura.

A II Conferência Estadual de Cultura é realizada em parceria com a Sociedade Civil e Instituições e foi convocada pelo Decreto Estadual Nº 30.831, de 30 de outubro de 2009, é etapa integrante da II Conferência Nacional de Cultura, estabelecida pelo Ministério da Cultura, através da Portaria Nº 46, de 10 de julho de 2009, a realizar-se em março de 2010, a partir do tema central: Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento.

Ainda prestigiaram a solenidade o secretário de Estado Marcelo Weick, a secretária de Interiorização, Ana Cláudia, o secretário executivo Assis Costa, o presidente da Fundação Espaço Cultural, Maurício Burity, a presidente da Fundação Casa de José Américo, Letícia Maia e o presidente do Iphaep, Damião Ramos Cavalcanti, que representou o Conselho Estadual de Cultura, além do presidente da Fundação Cultura de João Pessoa, Chico César.

São parceiros da Conferência: Instituto Soma Brasil, Fórum de Cultura e Turismo do Cariri, Assembléia Legislativa, Comitê Paraibano de Educação em Direitos Humanos, Intecab, Cenated, UFPB/Coex, SEBRAE, e Conselho Estadual de Cultura.

Josélio Carneiro, com fotos de Mano de Carvalho