Fale Conosco

6 de junho de 2009

Maranhão distribui donativos e anuncia reestruturação das áreas atingidas pelas chuvas em Cabedelo



O governador José Maranhão foi ao município de Cabedelo, na manhã deste sábado, para garantir pessoalmente o apoio do Governo do Estado às famílias cujas comunidades foram atingidas pelas fortes chuvas caídas no final de maio. Ele distribuiu donativos e anunciou um projeto de reestruturação para a comunidade Vila Feliz, uma das mais afetadas pela inundação.

Acompanhado do prefeito de Cabedelo, José Régis, o governador visitou as áreas atingidas pelas chuvas e conversou com os moradores para saber os problemas enfrentados pela população. Maranhão disse que um projeto já está sendo elaborado pela Suplan e a Secretaria de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente para escoar as águas represadas e realizar um trabalho de infraestrutura na comunidade.

“Estamos dando um apoio social às comunidades atingidas pelas chuvas em todo o Estado e elaborando um projeto para solucionar, definitivamente, o problema que vem ocorrendo há 15 anos nas comunidades da cidade de Cabedelo. Será preciso construir canais e diques na comunidade para escoamento das águas”, acrescentou.   

Os moradores receberam os donativos das mãos do governador, a exemplo de Dona Edilma Lopes, que vive na comunidade há seis anos e teve sua casa atingida pelas chuvas. Ela disse que essa era a primeira vez que recebia ajuda do Governo e que todos os anos os moradores sofrem com as inundações.     

A secretaria de Ação Social de Cabedelo, Eneide Monteiro, ressaltou a importância do apoio do Governo do Estado para o município e da entrega dos donativos aos atingidos pelas chuvas. “Moram nessa comunidade cerca de 2 mil pessoas, e nos últimos 15 dias as fortes chuvas inundaram casas e interditaram ruas. Muitos moradores perderam tudo”, comentou.   

A distribuição dos donativos resultou de uma ação social realizada pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil do Estado  e a Secretaria de Ação Social de Cabedelo realizaram o cadastro de 500 famílias que foram atingidas pelas chuvas para receber os kits, contendo: cesta básica, toalhas, lençóis, travesseiros, colchões e mosquiteiros.

Para ajudar na distribuição dos donativos a Defesa Civil do Estado contou com o apoio de 30 policiais militares e 20 policiais da guarda municipal de Cabedelo.   
   
Os secretários da Infraestrutura, Francisco Sarmento; da Educação, Sales Gaudêncio; da Comunicação, Lena Guimarães; do Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo; o superintendente da Suplan, Gilson Frande,  e o gerente executivo da Defesa Civil, coronel Sinval Pinheiro, estavam acompanhando o governador.

Gledjane Maciel com fotos de Antonio David, da Secom