Fale Conosco

2 de julho de 2009

Maranhão discute parcerias com o primeiro astronauta brasileiro



O governador José Maranhão recebeu nesta quinta-feira (2), em audiência na Granja Santana, em João Pessoa, o astronauta Marcos Pontes, acompanhado do secretário da Educação e Cultural, professor Sales Gaudêncio. O tenente-coronel aviador avaliou como excelente o encontro com Maranhão e acredita em uma boa parceria entre o Governo da Paraíba e a ONG First, uma organização sem fins lucrativos de incentivo à educação, ciência e tecnologia, que atua nos Estados Unidos e no Brasil.

A proposta do primeiro astronauta brasileiro é no sentindo de que o Estado da Paraíba entre no circuito mundial para colocar as crianças e adolescentes em competições de robótica.

Maranhão destacou que está aberto a novas idéias, principalmente aquelas voltadas à melhoria da qualidade da educação e ao estímulo dos jovens para novos ideais. “É importante a inserção das crianças no mundo da robótica, da computação, da ciência e da tecnologia”, revelou o governador, acrescentando que foi uma satisfação conhecer Marcos Pontes, por sua importância como astronauta e cientista.

Projetos de robótica – Pontes está desenvolvendo como embaixador da organização não-governamental First projetos na área da robótica, objetivando incentivar crianças e adolescentes a trabalhar e participar de competições mundiais.  No Brasil, o trabalho é desenvolvido nas escolas e já está presente em sete estados.

A audiência com o governador da Paraíba foi solicitada pelo próprio Marcos Pontes. Ele pretende ver crianças e jovens paraibanos participando do circuito mundial de competições na área de robótica desenvolvido pela First. No Brasil já existem 600 equipes que trabalham com esse tipo de inclusão social nas escolas.

Quem é – O astronauta Marcos César Pontes nasceu em Bauru (SP) e é o primeiro astronauta brasileiro e da América do Sul a ir ao espaço. Participou da ‘Missão Centenário’, numa referência às comemorações dos 100 anos do vôo do brasileiro Santos do Dumont, no avião 14-BIS. 

O astronauta brasileiro foi ao espaço em 30 de março de 2006, em direção à Estação Espacial Internacional, a bordo da nave russa Soyuz-TMA-8, com experimentos científicos brasileiros para execução em ambientes de micro-gravidade. Marcos Pontes revelou que venceu na vida através da educação e hoje 80% de suas atividades envolvem projetos na área educacional.

Gledjane Maciel e Josélio Carneiro, com fotos de João Francisco