João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão destaca grandes projetos estruturantes na área de transportes

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 - 19:12 - Fotos: 

No programa semanal de rádio ‘Palavra do Governador’, na terça-feira (16) de Carnaval, os projetos do Porto de Águas Profundas, as duplicações da BR-104 e BR-230, essa última até Cajazeiras, foram assuntos destacados pelo governador José Maranhão. São projetos em elaboração e incluídos nas prioridades do atual governo estadual. 

Sobre o Porto de Águas Profundas, ele afirmou que será uma obra construída através de Parcerias Público-Privadas (PPP). Preliminarmente, o projeto está avaliado em R$ 1,8 bilhão. O Estado já elabora a proposta e atende também a interesses de empresas nacionais e internacionais que querem investir nesse empreendimento importante não apenas para a Paraíba, mas para todo o Nordeste. “O Brasil está vivendo um bom momento econômico e a Paraíba não pode ficar fora desta competição que é real, verdadeira”, declarou o governador.
O Porto de Águas Profundas será um instrumento econômico que vai gerar emprego e renda. O estudo de levantamento de batimetria será feito em toda a costa paraibana e, a partir daí, tem início o estudo de viabilidade econômica. Hoje em dia, 21% dos produtos importados e exportados da Paraíba passam pelo Porto de Suape, em Pernambuco.

Os recursos para o novo ancoradouro virão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Mundial (Bird). Um outro projeto em estudo pelo Governo da Paraíba é o de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), que circulariam na região metropolitana de João Pessoa.

Duplicação da BR-104 – Em setembro do ano passado, o governador assinou em Brasília, no Ministério dos Transportes, o Convênio de Delegação para que o Governo da Paraíba execute as obras de duplicação da BR-104, trecho de 70 quilômetros entre Campina Grande e Caruaru-PE, a chamada ‘Estrada do Forró’. As duas cidades promovem os maiores festejos juninos do Brasil.
A rodovia é importante para o desenvolvimento das atividades econômicas da Paraíba e de Pernambuco. As duas cidades abrigam indústrias de confecções, têxtis e na área metalúrgica. A duplicação da BR-104 vai facilitar o tráfego, também beneficiando o turismo. No trecho de Pernambuco as obras já começaram.

A obra beneficiando a Paraíba e Pernambuco foi assegurada pelo próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em encontro com o governador que pleiteou a delegação dos serviços para que o Estado executasse a duplicação. “Essa estrada duplicada vai trazer uma grande contribuição para Campina Grande e Caruaru, gerando empregos e renda”, afirmou o governador. A triplicação da BR-230 entre Cabedelo e Oitizeiro e a duplicação da mesma rodovia de Campina Grande a Cajazeiras são outros projetos prioritários do Governo da Paraíba que estão em estudos, sendo essa última uma obra que demandará vários anos.

 

Josélio Carneiro, da Secom-PB