Fale Conosco

4 de junho de 2009

Maranhão cria Comenda do Mérito Esportivo Governador Tarcísio Burity



O governador José Maranhão assinou Decreto Lei que cria a Medalha do Mérito Esportivo Governador Tarcísio de Miranda Burity. A comenda é um incentivo aos desportos no Estado. A assinatura do decreto ocorreu na solenidade de abertura oficial dos Jogos Escolares da Paraíba realizada no Ginásio Poliesportivo O Ronaldão, em João Pessoa, às 19 horas desta quinta-feira (4). 

Milhares de alunos de escolas das redes estadual, municipal e particular e seus familiares assistiram a cerimônia de abertura dos jogos, que terão dez dias de atividades com a participação de 3.200 alunos de 89 escolas. 

José Maranhão afirmou sentir-se feliz em promover mais uma edição dos Jogos Escolares da Paraíba, evento que integra milhares de jovens atletas de escolas e foi criado em sua segunda administração. “Sinto que o espírito competitivo olímpico no mais legítimo sentido da palavra estará aqui presente e é uma honra muito grande que tenhamos lançado esse programa a exatos oito anos atrás”, declarou Maranhão.

O governador assegurou que em 2010 o Governo do Estado promoverá os Jogos Escolares da Paraíba de maneira que supere o brilho deste ano, porque haverá mais tempo para sua organização. Como mensagem aos atletas, professores e alunos das 89 escolas participantes, Maranhão afirmou que a parte mais importante do projeto está dentro das escolas, com os alunos e os dirigentes que se preparam para esse grande evento esportivo.

A aluna do 9º ano do Instituto João XXIII, de João Pessoa, Marcela Marinho, 14 anos, campeã brasileira em natação, acendeu a pira olímpica e Natália da Silva Galvão, 15 anos, campeã brasileira de atletismo na modalidade arremesso de peso, aluna do 9º ano da Escola Municipal Anita Trigueiro do Vale, fez o juramento do atleta.

O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, coronel Francisco, na saudação aos atletas, diretores de escolas e professores, destacou a importância do Governo do Estado em realizar os Jogos Escolares da Paraíba que contribuirão com a formação do caráter dos jovens paraibanos.

Prestigiaram o evento os secretários Sales Gaudêncio (Educação), José Ricardo Porto (Casa Civil), Antonio Fernandes Neto (Administração), Raquel Souto Maior (executiva da Juventude, Esporte e Lazer), o presidente da Funesc, Maurício Burity e o deputado federal, Manoel Júnior.

Josélio Carneiro, com fotos de João Francisco