João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão confirma aquisição de helicópteros,viaturas e anuncia inaugurações na área de Segurança

terça-feira, 15 de setembro de 2009 - 09:04 - Fotos: 

No programa semanal “Palavra do Governador”, levado ao ar na manhã desta terça-feira, das 7h às 7h30, em rede estadual de rádio, o governador José Maranhão anunciou que o Governo da Paraíba está comprando dois helicópteros para uso das Polícias Militar e Civil do Estado. Um dos helicópteros é da marca Helibrás. A compra das duas aeronaves está em processo licitatório. Também serão adquiridas 100 viaturas dentro de poucos dias. Dentre a frota, caminhonetas xadrez equipadas com radiocomunicação.

Para os próximos dias, Maranhão anunciou novas inaugurações. O Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP), por exemplo, foi ampliado e teve sua estrutura completamente reformada. As melhorias vão ser entregues em breve, incluindo sala de reuniões, sala de gerência, e divisão dos blocos operacionais e administrativos.

Na área operacional funcionam o tele-atendimento, através do telefone 190, o despacho de viaturas e a coordenação dos trabalhos. Uma novidade no novo CIOP, instalado na Secretaria da Segurança e Defesa Social, são programas de computador que permitem a gravação de conversas telefônicas entre a população e os policiais plantonistas. As viaturas policiais também passam a ser monitoradas através de sistema operado pelo CIOP.

No dia 22 de setembro, será inaugurada a Delegacia da Ilha do Bispo, uma obra em parceria com a fábrica de cimento Cimpor, instalada naquele bairro. Em fase de acabamento estão as obras das Delegacias Distritais de Bananeiras, Vista Serrana, e a Delegacia da Mulher, em Santa Rita. Na semana passada foi reinaugurada a Delegacia Distrital de Tambaú, em João Pessoa.

Recentemente o secretário da Segurança e Defesa Social, Gustavo Gominho informou que, com recursos próprios da Secretaria da Segurança e do Fundo Estadual de Segurança Pública, também será recuperada a Central de Polícia de Campina Grande, que será adaptada em novo prédio, amplo e de excelente localização, no Bairro do Catolé. Já estão assegurados recursos para recuperar os Institutos de Medicina Legal de João Pessoa, Guarabira e Patos e ainda construir o de Cajazeiras.
 

Josélio Carneiro, da Secom