João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão conclui inaugurações do Sistema Acauã em dez municípios

quinta-feira, 17 de junho de 2010 - 16:55 - Fotos: 
Em um dia de muita chuva, as populações dos municípios de Pilar, Juripiranga e Mogeiro festejaram em praça pública a inauguração dos trechos complementares do Sistema Adutor Acauã. O governador José Maranhão presidiu as solenidades na companhia de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, deputados e secretários estaduais. A maratona do segundo dia de inaugurações da adutora começou às 13h em Pilar.
 
Na terra onde nasceu o escritor José Lins do Rego, o governador anunciou a construção da estrada Pilar-Juripiranga até o entroncamento de Itabaiana. As pessoas comemoraram a conquista da água tratada e aplaudiram o anúncio da pavimentação da estrada, numa extensão de cerca de 20 quilômetros.

“Abrindo-se novas estradas, Pilar vai se desenvolver, crescer e sua juventude e sua economia poderão restabelecer uma relação com todos os municípios da região”, destacou.  Ele também assegurou que o Governo do Estado vai restaurar a Igreja Matriz Nossa Senhora Del Pilar, que se encontra com as obras interrompidas.

A exemplo da quarta-feira (16), Maranhão também agradeceu a Deus pela chuva no dia da inauguração do sistema adutor. Revelou em seus pronunciamentos que a energia que ele tem “é Deus quem dá, junto com o povo e sua energia positiva, para enfrentar os desafios da vida. Que Deus continue nos inspirando, a mim e a minha equipe de governo para que a gente possa caminhar sempre unidos no caminho do desenvolvimento”, declarou.

Em Pilar, o ex-prefeito José Benício e a vice-prefeita Fátima Coutinho prestigiaram o evento. O governador informou que a prefeita de Pilar, Virgínia Veloso Borges, garantiu que gostaria de estar presente, mas uma gripe a impediu de participar da inauguração. Maranhão agradeceu à prefeita pelo apoio ao evento.

Juripiranga – A chegada da água de qualidade e a notícia da pavimentação da estrada também foram muito comemoradas pela população de Juripiranga, mesmo com muita chuva. O ex-prefeito Arnaldo Mozinho prestigiou a solenidade. Já o governador revelou que vai voltar à cidade para assinar a ordem de serviço da rodovia, bem como entregar casas populares a serem construídas.

Diversos prefeitos da região, os deputados federais Wilson Santiago e Manoel Júnior; os deputados estaduais Olenka Maranhão, Raniere Paulino, João Gonçalves, Trócolli Júnior e o ex-deputado federal Benjamim Maranhão participaram das inaugurações, além de auxiliares do governo.
Ainda na noite desta quinta-feira (17), o governador conclui a agenda administrativa ao inaugurar o trecho da adutora Acauã, em Itabaiana.

O sistema adutor tem 93 quilômetros de extensão, custou R$ 113 milhões, vai beneficiar 135 mil paraibanos e contém 18 chafarizes instalados em 20 comunidades rurais dos dez municípios contemplados que são: Ingá, Alagoa Grande, Juarez Távora, Mogeiro, Salgado de São Félix, São Miguel de Taipu, Juripiranga, Pilar, Natuba e Itabaiana.
 

Josélio Carneiro, com fotos de Ernane Gomes e manodecarvalho, da Secom-PB