João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão comparece a velório do jurista e ex-deputado Vital do Rego

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 - 00:02 - Fotos: 
O governador José Maranhão compareceu, na noite desta terça-feira (2), ao velório do advogado, ex-deputado e ex-auxiliar do Governo, Antonio Vital do Rêgo. Maranhão chegou à sub-seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Campina Grande, no bairro do Catolé, às 21h30, acompanhado do secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Weick, e do chefe da Controladoria Geral do Estado, Roosevelt Vitta.

Em entrevista, o governador afirmou que Vital do Rego, pai do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, era um grande paraibano, um grande jurista, estudioso do Direito e um homem que vai fazer muita falta à Paraíba, “pelo seu talento, por sua inteligência e por uma história pontilhada de atitudes e gestos de grande valor”.

Maranhão lembrou que conviveu com Vital do Rêgo em duas oportunidades. À época em que os dois foram deputados estaduais e, depois, na Câmara Federal. “Nos embates pela redemocratização do país, Vital teve uma atuação brilhantíssima”, afirmou, acrescentando que “então esse é o homem que a Paraíba perde hoje, um homem culto, inteligente e um político de atitudes”, destacou o governador.

“A morte de Vital do Rêgo é uma grande perda para nosso Estado. É evidente que a Paraíba tem uma capacidade extraordinária de ser renovar, mas não é fácil a gente apostar numa renovação a partir de nomes, de talento, de competência e, sobretudo, da cultura vasta de Vital do Rego”, ressaltou Maranhão. O governador retorna nesta quarta-feira à Campina Grande para o sepultamento.

Centenas de pessoas compareceram ao velório do ex-deputado Vital do Rêgo, que acontece na sede da sub-seccional da OAB, desde as 17 h desta terça-feira (2), no auditório Advogado Ernando Uchoa Lima. O corpo, vindo de Recife em um avião do Governo da Paraíba, chegou ao Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, às 16h30.

O cortejo fúnebre seguiu até à OAB, com o caixão em um carro do Corpo de Bombeiros. A viúva Nilda Gondim, os filhos Vital do Rêgo Filho, Veneziano Vital do Rêgo e Raquel Vital do Rego, além dos demais familiares velam o corpo do jurista desde o final da tarde desta terça-feira (2).

Dezenas de coroas de flores chegavam ao velório a cada momento. O prefeito de Campina Grande, Veneziano, e seu irmão, o deputado federal Vitalzinho, pediram a compreensão da imprensa e somente nesta quarta-feira deverão conceder entrevista. Ainda no aeroporto de Recife, Vitalzinho afirmou: “Vital do Rego é único e para sempre”.

Muitos advogados compareceram ao velório logo nas primeiras horas e diversos auxiliares do Governo também prestaram homenagem ao advogado Vital do Rego, a exemplo de Roosevelt Vitta, titular da Controladoria Geral do Estado; Leonardo Gadelha, secretário da Infraestrutura, Lúcia Braga, presidente da FAC; além dos deputados Guilherme Almeida, Nadja Palitot, Wilson Braga, o presidente estadual do PMDB, Antonio de Sousa, dentre outras autoridades.  O sepultamento de Vital do Rego vai ser às 16 h desta quarta-feira (3) no cemitério Campo Santo, em Campina Grande.
 

Josélio Carneiro, com fotos de Manodecarvalho