João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão comemora o ‘Dia do Trabalhador’ no Cidade Verde

sexta-feira, 30 de abril de 2010 - 15:00 - Fotos: 

O governador José Maranhão participa da comemoração do ‘Dia do Trabalhador’, neste sábado (1º), realizada por 12 entidades do Conjunto Cidade Verde, em João Pessoa. O evento começa com a Feira de Produtos Populares, apresentação de quadrilhas e grupos de dança da comunidade, a partir das 15h, na Rua Diógenes Gomes da Silva, próximo à Maternidade de Mangabeira. Ainda dentro da programação, as entidades vão agradecer a conclusão das obras de drenagem e pavimentação executadas pelo Governo do Estado.

Entre as atrações da festa estão as bandas Trilhas, Humildade Popular, Três do Xamego, Pinto do Acordeon e Banda Sonata. O presidente da Federação Paraibana das Associações Comunitárias, Edson Cruz, disse que o evento vai homenagear os trabalhadores com muita música, dança e exposição dos produtos confeccionados pelos moradores do conjunto. “Estamos organizando uma grande festa para que as famílias possam se confraternizar”, informou.

Construído em 1998 na gestão do governador José Maranhão, o Conjunto Cidade Verde inicialmente beneficiou os servidores públicos do Estado. Dados da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) revelam que atualmente existem naquele núcleo cinco mil casas e uma população estimada 25 mil pessoas. Já no Projeto Mariz I e II, uma extensão do conjunto, foram construídas 1.000 casas e em que vivem cerca de cinco mil pessoas.

O evento está sendo realizado em parceria pelas associações de Pescadores do Jacarapé, Comunitária e Esportiva do Cidade Verde II, Cultural Maria Bonita de Mangabeira II, Comunitária dos Moradores de Mangabeira), Conselho de Segurança Metropolitana (Consem), União Pessoense de Associações Comunitárias, Jornal do Cracem, Igreja Evangélica Shekinah, Sociedade Mãos Estendidas, União Comunitária de Mangabeira e Centro
Comunitário do Cidade Verde, além de lideranças comunitárias do Projeto Mariz.

Drenagem e pavimentação – O Governo do Estado realizou obras de drenagem e pavimentação em 14 ruas do Conjunto Cidade Verde. O serviço de infraestrutura viária foi concluído em menos de um ano pela construtora Compecc Engenharia Comércio e Construções Ltda., vencedora da licitação, e consumiu recursos da ordem de R$ 3,5 milhões, provenientes da Caixa Econômica Federal (CEF) e contrapartida de 20% do Governo do Estado. Já a Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan) realizou o trabalho de fiscalização das obras.

“Demorou bastante, mas agora foi resolvido e estou muito satisfeito”. A avaliação traduz a alegria com que o comerciante Flaunny Mota, que mora a 12 anos no local, recebeu a execução dos serviços. “Todo ano não tínhamos como sair, além dos mosquitos e das doenças causadas pelo acúmulo de água suja nas portas. Com a pavimentação aumentou até a minha freguesia, já que o acesso foi facilitado”, observou.

Para Gilson da Silva Santos, motorista, o período das chuvas trazia também outros problemas. “Quando chegava o inverno, a água dava na canela, entrava nas casas e os moradores faziam barreiras com terra na metade da rua. Os vizinhos brigavam porque parte da rua ficava bloqueada. Há dez anos reivindicávamos o serviço. Ficou muito bom”, relatou.

César Gomes, gestor do contrato da Suplan e fiscal responsável pela obra, disse que o Governo do Estado ainda vai realizar a drenagem e pavimentação das ruas Marilan de Sousa Ferraz e Cândida Celestino do Amor Divino, que não estavam na programação. “Para realizar o serviço nessas ruas foi necessário emitir um novo empenho com recursos próprios”, explicou.

No Cidade Verde foram beneficiadas as ruas Edson Marinho Gomes, José Pedro Gomes, Neuza do Nascimento, Antônio Cícero Luiz, Carmelo Rufino Filho, Maria Francisca da Cunha e mais outras oito vias projetadas.

Nos bairros – O Governo do Estado já concluiu obras de drenagem e pavimentação no bairro de Cruz das Armas, e nos conjuntos João Paulo II (Rua Estudante Edmar Feliciano, Tenente Wilson Santos, Ester de Sousa Miranda, Severino Domingos de Castro, Fábio José de Sousa Neto); Citex (Rua Leoniza Pintia de Oliveira). Também foram concluídas as ruas David Luna (Bairro Jardim Luna) e Vereador Luiz de Carvalho Costa (Bairro Ernesto Geisel, no Conjunto Cepol).
         
Programação

15h – Abertura da Feira de Produtos Populares
- Apresentação de quadrilhas e grupos de dança comunitária
17h – Apresentação de bandas populares – Trilhas
18h30 – Humildade Popular
19h30 – Três do Xamego
20h40 – Pinto do Acordeon
23h – Banda Sonata

Gledjane Maciel, com fotos de Walter Rafael, da Secom-PB