João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão assina termo do Bolsa Atleta e vai substituir Gol de Placa

quinta-feira, 29 de outubro de 2009 - 16:19 - Fotos: 

Com o intuito de valorizar e apoiar atletas de alto rendimento, assim como incentivar jovens valores e fomentar a prática do esporte como meio de promoção social, o governador José Maranhão assinou na manhã desta quinta-feira (29), no Centro de Convenções Cidade Viva, no Bairro do Bessa, em João Pessoa, os contratos do Programa Bolsa Atleta (programa de incentivo a atletas, através de bolsas de apoio financeiro). Já foram investidos R$ 3,3 milhões no Programa no Estado, e esse montante deve crescer nos próximos anos.

Na ocasião, o governador Maranhão disse que o programa vai ampliar a prática do esporte, inclusive com incentivos materiais que vão assegurar aos jovens meios necessários para uma participação maior na vida esportiva do Estado. “Além de estimular os que estão na prática, o programa também vai convencer outros que ainda não optaram por alguma modalidade esportiva”, disse ele, acrescentando que esses incentivos vão ser estendidos a outras áreas.
Novo programa – Conforme o governador, dentro em breve o Governo do Estado estará lançando outro programa de incentivo e com novo formato. “As secretarias de Esporte, Finanças e Planejamento estão elaborando outro programa para substituir o Gol de Placa, que não produziu muito efeito, e essa nova iniciativa – pela sua amplitude – vai trazer grande incentivo ao esporte paraibano”, finalizou.

Já o secretário de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), coronel Francisco de Assis, afirmou que os contratos representavam o maior investimento em desporto de alto rendimento do Brasil, proporcionalmente.

“Este ano, foram contemplados com o programa 20 atletas com Rendimento Internacional; 280 com Rendimento Nacional e 19 Estudantis, além do que já se encontram abertas as inscrições para os atletas da categoria institucional, isto é, indicados pelas federações de esporte amador, com prazo final marcado para o dia 10 de novembro”, disse o secretário, observando que também foram contemplados os atletas paraolímpicos.

Reconhecimento – Durante a solenidade, o atleta de handebol de areia, Jarison Pereira (que integra a Seleção Brasileira), uns dos contemplados com Rendimento Internacional, agradeceu o incentivo do Governo José Maranhão e ressaltou “o trabalho magnífico que o Estado desenvolve, incentivando o atleta a participar de competições nacionais e internacionais”.

O evento contou com a presença do vice-governador Luciano Cartaxo, mais os secretários de Estado José Maria de França (Saúde); Lena Guimarães (Comunicação); os deputados Nadja Palitot, Gevásio Maia e Trocolli Júnior; a secretária-executiva de Esporte, Raquel Souto Maior; o presidente da Associação Desportista da Paraíba, Abjailson Fernandes; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Elosmar Silva, além dos atletas contemplados, técnicos e dirigentes de várias modalidades.

O Programa Bolsa Atleta consiste em apoio financeiro, fornecido pelo Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, contemplando os atletas com bolsas remuneradas que variam de um salário mínimo a dois mil reais, de acordo com a categoria, durante 12 meses.

 

Mônica Nóbrega da Secom, com fotos de Mano de Carvalho, da Secom-PB