Fale Conosco

5 de junho de 2009

Maranhão assina pacto com prefeitos para preservação do meio ambiente



“Governo do Estado está preocupado com a preservação ambiental e tem buscado novas parcerias junto às instituições federais e não-governamentais, de modo que possa avançar ainda mais com um programa que vai ajudar a Paraíba a recuperar as áreas já em estágio avançado de desertificação”. Foi o que afirmou o governador José Maranhão em Campina Grande, nesta sexta-feira (5), durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Na solenidade, que aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), o governador assinou um pacto pelo meio ambiente com a participação de 60 prefeitos. Também assegurou a participação da Eletrobras na elaboração de um mapa eólico da Paraíba, que será “um forte instrumento de captação de investimentos para esse segmento econômico que cresce como energia alternativa, não somente no Brasil, mas também em países europeus”.

Maranhão observou que ao assinar e lançar o pacto com as prefeituras parceiras “estamos buscando consolidar uma política ambiental para a Paraíba, já que foi abandonada nos últimos dois anos”. Ele acrescentou que o momento é de reagrupar as forças produtivas em favor do Estado, “quando se reinicia um novo tempo com uma administração estadual”.

Na ocasião, ele apontou os caminhos para a recuperação do meio ambiente na Paraíba, que começa com a definição de uma política bem estruturada e metas claras para o setor. “Saindo do discurso para a prática”, disse.

Convocação – O governador convocou os prefeitos paraibanos, os professores das Universidades e da rede pública de ensino, mais os organismos que trabalham com a questão ecológica, a se integraram ao projeto. “Nossa preocupação ambiental vai além dos discursos e se fazem presentes na prática. Na gestão anterior criamos vários parques ecológicos e outros instrumentos de preservação do meio ambiente”, comentou.

Segundo ele, os prefeitos tem se interessado em aderir ao pacto, e uma demonstração disso foi a participação no seminário ‘Apresentação do Programa de Capacitação de Gestores Municipais e Técnicos Ambientais’.

“A Paraíba não ficará ausente deste movimento que tem dimensão mundial na defesa do meio ambiente. Vamos segurar essa bandeira com muita fé. Este evento marca o início da tomada de decisão em favor desse importante segmento”, afirmou.

Estavam presentes à solenidade, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego; a reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Marlene Alves, mais deputados estaduais e secretários do Governo do Estado e servidores das prefeituras municipais.

José Nunes, com fotos de Antônio David