João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão apresenta projetos de desenvolvimento da PB em palestra

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009 - 11:11 - Fotos: 

A convite da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, o governador José Maranhão participou da abertura do I Encontro Empresarial da Paraíba, com o tema Associativismo e Empreendedorismo. A palestra do governador, com o titulo “A Paraíba e o Apoio às Micro e Pequenas Empresas”, teve duração de uma hora e vinte minutos e foi apresentada a partir das 20h desta quarta-feira, 2 de dezembro, no auditório da entidade, com a presença de 200 empresários.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, Luiz Alberto Leite, avaliou que a palestra do governador foi bastante produtiva, mostrou que o Governo do Estado, um dos parceiros do evento promovido pela entidade, tem realmente compromisso com o desenvolvimento da Paraíba. Ele revelou que, mesmo com a escassez de recursos, o Governo tem importantes projetos para o crescimento do Estado e destacou a disposição do governador Maranhão em lutar por recursos para concretizar as ações.

Após ser recepcionado pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, Luiz Alberto Leite, e demais dirigentes, o governador Maranhão concedeu entrevista à imprensa campinense. Sua palestra consistiu em mostrar as ações do Governo do Estado com foco no Desenvolvimento Humano e Econômico. Maranhão destacou que os empresários campinenses são referência no país por seu talento empreendedor que ajuda no desenvolvimento da Paraíba.

O governador José Maranhão, na área de desenvolvimento humano citou diversos programas como a construção de 19 novas escolas estaduais que vão gerar 5.000 novas vagas. Os investimentos nesta ação de governo somam R$ 15 milhões. Laboratórios de Informática estão sendo implantados em diversas escolas. Há ainda o projeto de ensino profissionalizante em escolas da rede estadual de ensino.

As ações na área de habitação também foram destacadas pelo governador Maranhão, a exemplo do projeto de construção de 21 mil moradias populares. Em Campina Grande o governo estadual dá continuidade a três conjuntos habitacionais.

Maranhão afirmou que o primeiro passo que deu ao assumir o governo foi reorganizar as finanças, o orçamento, para que fosse possível, com o apoio da sociedade paraibana, iniciar a reconstrução do Estado com a retomada de obras. Na área de Saúde, destaque para a construção, restauração ou conclusão de 35 hospitais. Destacou o eixo prioritário de seu Governo: Saúde, Educação e Segurança Pública, a partir de um diagnóstico da própria sociedade paraibana. Hoje, a Paraíba tem obras em todas as regiões, afirmou o governador José Maranhão. O governador mostrou em transparência números significativos dos vários projetos do governo estadual no campo do desenvolvimento econômico e humano.
 
Os projetos nas áreas de recuperação de rodovias estaduais, as obras nas áreas de recursos hídricos e os investimentos no Porto de Cabedelo também foram temas abordados por José Maranhão. O governador mostrou ainda agenda de projetos futuros para o crescimento econômico da Paraíba, a exemplo do Porto de Águas Profundos, um mega empreendimento que será um divisor de águas na história do desenvolvimento da Paraíba.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Alex Azevedo, representou o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital. Também participaram do evento o secretário da Casa Civil, Marcelo Weick, a secretária de Comunicação Lena Guimarães, o secretário executivo da Interiorização, Assis Costa, o deputado federal, Manoel Júnior, e o deputado estadual Guilherme Almeida, o presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Nelson Gomes Filho, além dos prefeitos de Fagundes, Gilberto Dantas, Queimadas, Carlinhos de Tião, e de  Ingá, Lula Monteiro, bem como o superintendente do Banco do Nordeste, Francisco Carlos Cavalcanti.

Nesta quinta-feira (03) será vez do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, proferir a palestra Campina Grande e o Desenvolvimento Regional – Perspectivas de Crescimento.

Josélio Carneiro, com fotos de Mano de Carvalho