Fale Conosco

22 de junho de 2009

Maranhão anuncia retomada de obras sociais no Estado



O governador José Maranhão anunciou uma série de ações de desenvolvimento econômico e social em favor da população paraibana. São obras nas áreas de educação, recursos hídricos, segurança pública, saúde, dentre outros setores. Uma das obras será a reconstrução da Barragem Jandaia. Já a Barragem Senador Humberto Lucena terá uma adutora. As duas obras hídricas vão melhorar o abastecimento d’água no Brejo paraibano.

Já em andamento algumas obras prioritárias, a exemplo de cinco grandes sistemas de abastecimento d’água, envolvendo recursos superiores da ordem de R$ 500 milhões. Os cinco sistemas são as adutoras Transposição Litorânea, Acauã, Capivara, Congo e São José. Na área de educação, até o final do ano o Governo do Estado vai construir 14 novas escolas e recuperar outras 24 unidades.

Uma das medidas anunciadas diz respeito à área de segurança pública. O Governo do Estado vai adquirir em breve 120 novas viaturas para as polícias Militar e Civil. Também estão sendo comprados armamentos, rádios de comunicação e coletes.

Duas outras realizações governamentais, anunciadas por Maranhão, dizem respeito ao turismo religioso. Ele assegurou a retomada das obras de revitalização do Santuário de Nossa Senhora de Fátima e o Santuário da Santa Fé, ambos localizados nas regiões do Brejo e Curimataú, respectivamente.

No setor de saúde, está prevista a conclusão de obras de reforma ou construção de hospitais e aquisição de equipamentos, entre os quais os hospitais Clementino Fraga, Trauma de Campina Grande, de Itabaiana, Queimadas, São Bento, Pedras de Fogo, Itapororoca, Belém do Brejo do Cruz, Pombal, Monteiro, Taperoá e de Patos.

A cidade de Araruna terá seu campo de futebol recuperado, bem como o ginásio de esportes da comunidade Sítio Mata Velha. Os anúncios sobre a execução de diversas obras foram feitos pelo governador no domingo (21) em Araruna, na solenidade em que formalizou a proposta de criação do campus da Universidade Estadual da Paraíba naquela cidade.

Josélio Carneiro, da Secom, com fotos de Walter Rafael