João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão anuncia reforma geral no Santuário da Santa Fé, em Solânea

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 - 20:53 - Fotos: 
O governador José Maranhão participou na tarde desta sexta-feira (19) da missa em celebração aos 127 anos de morte do padre-mestre Ibiapina. Milhares de peregrinos de vários municípios paraibanos e até de outros estados compareceram ao Santuário da Santa Fé, em território do município de Solânea e bem próximo a Arara, no Brejo paraibano.

No final da missa, o bispo da Diocese de Guarabira, Dom Lucena, convidou o governador José Maranhão para cumprimentar os fiéis peregrinos de Padre Ibiapina. Maranhão anunciou na ocasião uma série de obras que vão melhorar toda a estrutura do Santuário.

Turismo religioso – O governador afirmou que as reformas vão oferecer aos peregrinos maior conforto e serão importantes para o desenvolvimento do turismo religioso que, com equipamentos adequados, contribui com a economia do Estado, em particular a do Brejo que tem os caminhos do Padre Ibiapina e outros roteiros do tipo. Maranhão informou aos milhares de romeiros que a cidade de Araruna também terá o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. “As obras estão em andamento para, junto com a Pedra da Boca, enriquecer os caminhos de Ibiapina”, observou.

O Santuário de Santa Fé receberá melhorias na coberta na área de apoio aos romeiros, correção do piso das arquibancadas numa extensão de 500 metros quadrados, correção na drenagem da fonte, construção do salão paroquial, área com 264 metros quadrados, conclusão do portal de entrada, construção de baterias sanitárias, sonorização para área de arquibancadas, projeto de paisagismo de todo o santuário, além de ampliação dos estacionamentos, já que todo ano aumenta o número de fiéis.

O prefeito de Solânea, Francisco de Assis de Melo (Dr. Chiquinho), afirmou que as obras anunciadas pelo governador “são uma ótima notícia para todos que frequentam o santuário”, lembrando que foi Maranhão quem construiu a estrutura em um outro mandato como governador.

Presidida pelo Bispo de Guarabira, Dom Lucena, a missa pelos 127 anos de aniversário de morte do Padre Ibiapina foi concelebrada por diversos padres e as presenças de várias autoridades a exemplo do deputado federal Wilson Santiago, a prefeita de Araruna, Wilma Maranhão; Benjamim Maranhão, presidente do PMDB de João Pessoa; os deputados estaduais Tião Gomes e Olenka Maranhão. O governador também destacou as presenças do senador Cícero Lucena, do deputado federal Armando Abílio, do vereador de João Pessoa Hervázio Bezerra, tendo cumprimentado os três, além dos prefeitos José Ernesto (Arara), (Borborema), Roberto Flávio (Belém), Edmilson Gomes (Cacimba de Dentro), José Renato Eduardo Santos (Borborema), o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico do Estado, monsenhor Nilson Nunes, dentre outras autoridades.

Josélio Carneiro, com fotos de Walter Rafael, da Secom-PB