João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão agradece professores pela competência e dedicação ao ensino

sexta-feira, 7 de maio de 2010 - 15:09 - Fotos: 

O governador José Maranhão, acompanhado do secretário da Educação e Cultura, Sales Gaudêncio, participou do encerramento da terceira etapa do Seminário Estadual de Educação, realizado no final da manhã desta sexta-feira (7) no Centro de Treinamento ‘Governador Antonio Mariz’, em Sousa. Ainda no município, ele concedeu entrevista na Rádio Líder FM. À tarde, o governador cumpre agenda na cidade de Cajazeiras, onde entrega viaturas, visita obras e participa de debate.    

Em seu discurso no Centro de Treinamento, Maranhão falou da grande missão de todos os gestores da educação, depois agradeceu pela competência, dedicação e amor com que exercem a profissão. “A missão de ensinar além de ser nobre tem um papel social fundamental na sociedade. Agradeço pelo que vocês fazem e pelo que vocês tem feito, e sobretudo pelo muito que vão fazer por todos os estudantes da Paraíba”, afirmou.

Modelos de gestão – O seminário reuniu mais de 200 diretores, vice-diretores, gerentes de ensino e técnicos em educação de 180 escolas da região do Sertão. Os profissionais discutiram durante cinco dias os novos modelos de gestão escolar e como devem lidar com a aplicação dos recursos públicos destinados à educação. Nesta etapa, o seminário está voltado para os educadores das regionais de Itaporanga, Catolé do Rocha e Sousa. 

Sales Gaudêncio informou que os seminários estão sendo realizados em todas as regiões de ensino e vão capacitar 1.800 diretores e vice-diretores de todas as regiões de ensino do Estado. “Valorizar a prática profissional, incentivar a formação continuada e estimular a participação efetiva dos conselhos nas escolas para democratizar as unidades de ensino são alguns dos assuntos discutidos nesses encontros”, comentou.  

No período de 26 a 30 de abril, participaram os diretores das regionais de Patos, Cajazeiras e Princesa Isabel. Os diretores das escolas de Campina Grande, que ainda não participaram do seminário na primeira etapa, o farão de 10 a 14 de maio no Centro de Ensino de Alagoa Grande.

Qualificação – A coordenadora do seminário, Vera Lins Cavalcanti, ressaltou que a participação do gestor no processo educacional é fundamental para o desempenho dos alunos. “A Secretaria entende que é importante investir na qualificação desses gestores para que contribuam da melhor forma possível no processo educacional”, concluiu.

“Através do seminário tivemos oportunidade de tirar dúvidas e obter informações, principalmente a respeito da aplicação dos recursos. Sou gestora de uma escola na Zona Rural com 60 alunos e preciso seguir todo o processo de compra de material escolar, merenda, além de prestar conta dos gastos da mesma maneira que uma instituição de grande porte”, relatou Calina Lígia Araújo, diretora da Escola Estadual de Católe de Baixo, no município de Catolé do Rocha.

Troca de experiências – Já Antônio Alves, diretora da Escola Valdemiro Vanderley, na cidade de Santa Cruz, destacou os programas que foram discutidos no evento e a apresentação das mudanças nas leis educacionais. “Ficamos atualizados e recebemos material para estudar nas unidades educacionais. O seminário também serve para trocar experiências com outros gestores”, comentou. 

O Seminário Estadual de Educação teve início no dia 16 de novembro de 2009, para 1.437 gestores de todo o Estado. A primeira etapa contou com 579 participantes das regionais sediadas em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Cuité e Monteiro. Na segunda etapa do evento participaram 868 gestores.

 

Gledjane Maciel, com fotos de Ernane Gomes e manodecarvalho, da Secom-PB