João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão acha que a realização do Sincorte atesta excelência de programas

terça-feira, 17 de novembro de 2009 - 17:34 - Fotos: 

O governador José Maranhão destacou, durante o programa Palavra do Governador desta terça-feira (17), a importância da realização do 4º Simpósio de Caprinos e Ovinos de Corte (4º Sincorte), que acontece no Hotel Tambaú, em João Pessoa, até a próxima sexta-feira (20). O evento, segundo ele, “mostra o reconhecimento da excelência dos programas voltados para a caprinovinocultura e da qualidade dos produtos da Paraíba”.

Considerado o maior encontro do agronegócio da caprinocultura na América Latina, o evento representa a manutenção da Paraíba na liderança tecnológica de todo o setor da caprinovinocultura, no País. “Já que a Paraíba tem um território pequeno, a agropecuária é desenvolvida de forma um tanto difícil pelas limitações, especialmente no Cariri e no Curimataú e parte do Sertão, mas é uma coisa significativa que nós possamos ser o melhor rebanho nacional”, comentou.

Melhoria genética – Lembrou que a produção de ovinos e caprinos coloca a Paraíba, proporcionalmente, como o principal Estado produtor do Brasil. “Esse trabalho e essa marca que nós conseguimos atingir nos dias de hoje datam de oito, dez anos atrás. Naquela época, resolvi aceitar a decisão que o setor técnico do governo tomou: a de instituir um programa moderno para melhoria genética e qualitativa de nosso rebanho de caprinos e ovinos. Importamos matrizes e reprodutores dos melhores rebanhos internacionais. Daí porque este evento está se realizando na Paraíba. Isso não acontece por acaso, é fruto de um esforço que o governo e os criadores fizeram para chegar ao ponto em que chegamos”, disse.

Feira e Fórum – O Sincorte inclui em sua programação a Feira Nacional de Caprinos e Ovinos de Corte (Fenacorte 2009) e o 2º Fórum Nacional da Caprinocultura Leiteira, considerados marcas da Paraíba para o Brasil e o mundo. Pelo menos quatro mil visitantes participarão dos eventos. São produtores, pesquisadores, técnicos, criadores, estudantes e empresários brasileiros e do exterior.

A realização é da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) e parceiros, que define o evento como uma oportunidade para que investidores tomem conhecimento dos trabalhos de pesquisas promovidos pelo Governo do Estado.

José Nunes, da Secom-PB