João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão abre Seminário Estadual de Educação nesta segunda-feira

segunda-feira, 9 de novembro de 2009 - 09:08 - Fotos: 

O governador José Maranhão abre, às 9h desta segunda-feira (9), o Seminário Estadual de Educação em solenidade no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC) para aproximadamente 1.500 gestores, entre diretores e vice-diretores de escolas da rede estadual, no período de novembro/2009 a março de 2010.

A abertura do seminário contará com a presença de representante do Ministério da Educação, prefeitos, secretários municipais de Educação, políticos, gerentes executivos da SEEC e das regionais de Educação e Cultura, entre outras autoridades. Na ocasião, haverá o lançamento da “Semana de Cultura pela Paz nas escolas”.

Palestras

Durante a solenidade, o membro do Conselho Estadual da Educação, José Jackson Carneiro de Carvalho, vai proferir palestra sobre o Plano Nacional de Educação, e a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretária da Educação do Estado do Paraná, Yvelise Freitas de Sousa Arcoverde vai falar sobre a Política de Formação dos Profissionais de Educação.

De acordo com o secretário de Educação do Estado, Sales Gaudêncio, o evento é uma das ações do Governo para valorizar e qualificar os gestores, tendo como alvo a melhoria na qualidade do ensino. “O seminário tem por objetivo subsidiar os gestores escolares com documentos, leis, informativos, de modo a contribuir para a melhoria do desempenho da gestão escolar; valorizar a prática profissional e incentivar a prática da formação continuada dos gestores, estimulando-os para a participação efetiva no desenvolvimento dos projetos da escola, além de estimular a criação, o desenvolvimento e o intercâmbio de experiências em gestão escolar.

Cronograma

O encontro terá 40 horas de duração e será organizado em dois momentos. O primeiro  será sobre aspectos administrativos da gestão e o segundo sobre as temáticas pedagógicas. Considerando a grande demanda de gestores, a organização do evento optou por realizar o seminário em quatro locais: João Pessoa, Alagoa Grande, Sapé e Sousa. Em João Pessoa, estarão reunidos os gestores (480 diretores e vice-diretores) da 1ª e 12ª gerência regional de Educação e Cultura, na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), nos períodos de 30/11 a 4/12/2009 e de 22/02 a 26/2/2010.

Os gestores da 3ª GREC, com sede em Campina Grande, participam do seminário no Centro de Treinamento de Alagoa Grande, onde serão reunidos 305 educadores, de 16 a 20/11 e de 15 a 19/3/2010. Outros 502 gestores da 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª e 11ª participam do encontro no Centro de Treinamento de Sousa. Esse grupo será dividido em duas semanas. Na primeira, o treinamento será no período de 1º a 5/3/2010 para educadores da 6ª, 9ª e 11ª gerências. Na segunda semana será a vez da 7ª, 8ª e 10ª GRECs de 8 a 12/3/2010.

Temas

Os 171 gestores restantes da 2ª, 4ª e 5ª gerências se reúnem no Centro de Treinamento de Sapé, de 23 a 27/11/2009. Diretores e vice-diretores dos 223 municípios do Estado participarão deste evento que discutirá temas relevantes de interesse desses educadores. Todas as gerências da Secretaria da Educação estarão envolvidas e encaminharão técnicos a esses municípios.

Dentre as temáticas que serão abordadas no seminário estão: política de formação de profissionais da Educação; plano de cargos, carreira e remuneração do magistério; reposição de aulas, calendário escolar, projeto político pedagógico escolar, apresentação do quadro de necessidades por escola, uso do laboratório de informática, transporte escolar, merenda escolar, políticas públicas direcionadas ao Ensino Fundamental, estruturação do currículo do Ensino Médio e censo escolar.

Janildes Andrade, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação