Fale Conosco

10 de julho de 2009

Maranhão abre o XI Fórum de Governadores do NE, na Capital



O governador José Maranhão abriu, na manhã desta sexta-feira (10), o XI Fórum de Governadores do Nordeste, no hotel Tambaú.  Na ocasião, a cantora Ana Golveia, acompanhada quinteto Uirapuru cantou o Hino Nacional.

Representando o governo federal, os Ministros do Turismo, Luiz Barreto, dos Esportes, Orlando Silva, ministro de Assuntos Estratégicos, Daniel Barcelos Vargas, e da Cultura, Juca Ferreira.

Ao chegar a Governadora do Rio Grande do Norte, Vilma Maria de Faria disse que durante o Fórum serão discutidos temas como saúde, educação e distribuição dos recursos para os estados do nordeste. “Vamos trabalhar juntos para garantir políticas públicas para cada Estado e as perdas no Fundo de Participação dos Estados que sofreu uma grande queda. Outro assunto debatido será o Prodetur II e a geração de empregos.

Neste momento o Secretário Executivo do Ministério da Integração Nacional Julio Cesar Nogueira, preside o Conselho Deliberativo da Sudene. Ele vai falar a respeito das Diretrizes e Prioridades para aplicação dos recursos do Fundo Constitucional do Nordeste – FNE para o exercício de 2010. Também será Ratificada a Resolução nº 019/2009 que aprovou “ad referendum” do Condel, a Proposição nº 018/2009, que trata da renegociação de dívidas operacionais de investimento e custeio contratadas com fruticultores com recursos do FNE na área de atuação da SUDENE.

 A programação terá continuidade com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, discorrerá sobre a Nova Lei Rouanet, que fortalece o orçamento do Fundo Nacional da Cultura e cria o Vale Cultura como mais uma ferramenta de incentivo, além de prever a criação de fundos setoriais. Já o ministro do Turismo, Luiz Barreto, abordará a importância e os benefícios do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur). Em seguida, entrará em discussão a participação do Nordeste na Copa de 2014, assunto que terá como palestrante o ministro dos Esportes, Orlando Silva.

O evento segue com a palestra proferida pelo presidente da Agência de  Promoção e Exportações e Investimento(APEX), Alessandro Teixeira, sobre a  EXPO XANGAI 2010 e a participação do nordeste no evento. Às 15 horas, os Ministros, Governadores e demais autoridades participantes do Fórum concederam uma entrevista coletiva na sala vip do Hotel Tambaú.

 

Gledjane Maciel com fotos de Antonio David