Fale Conosco

9 de julho de 2009

Maranhão abre encontro de secretários que vai pautar Fórum dos Governadores



O governador José Maranhão abriu às 10h15 desta quinta-feira (9), o Encontro de Secretários do Nordeste no salão azul do Palácio da Redenção, em João Pessoa. O encontro reúne secretários da Casa Civil, Finanças, Planejamento, Infraestrutura, Turismo, Esporte e Cultura de todo o Nordeste, além de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Na abertura do avento, o governador ressaltou a importância da iniciativa e a sua ampliação, atraindo também secretários de Cultura, Esporte e Turismo. Maranhão também lembrou as reivindicações do último Fórum dos Governadores, realizado em Natal (RN), quando ele reivindicou um maior aporte financeiro do Governo Federal aos estados frente à queda do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

“O Fórum de Natal teve aspectos interessantes para as administrações estaduais. Contudo, outros pontos da pauta evoluíram muito pouco”, disse o governador, sem especificar quais pontos. “Já dizia Juscelino Kubitschek: o pessimista já começa errado, mas sobre isso não podemos ser tão otimistas. Devemos ser realistas”, avisou o governador.

Maranhão revelou que deseja que os secretários possam encaminhar uma pauta ao Fórum de governadores que contemplem as necessidades dos estados. O governador finalizou agradecendo a presença de todos e em especial ao reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rômulo Polari, e da economista Tânica Bacelar.

“Quero desejar a todos pleno êxito no debate para a organização da pauta de amanhã”, pontuou o governador pedindo licença para se ausentar, a fim de receber portaria do ministro da Justiça, Tarso Genro, concedendo-lhe anistia política em cerimônia que se realizaria no auditório da seccional paraibana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB).

O encontro seguiu com palestras de Rômulo Polari, Tânia Bacelar e do chefe do Departamento Regional Nordeste do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Ferraz Guimarães, mais a economista da Secretaria de Arranjos Produtivos e Inovativos e Desenvolvimento Local do BNDES, Cristina Lemos.

Paulo Dantas, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Planejamento e Gestão