João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão abre Congresso Brasileiro de Mamona na Capital, nesta 2ª feira

segunda-feira, 7 de junho de 2010 - 11:05 - Fotos: 
O governador José Maranhão participa, nesta segunda-feira (7), às 20h, na Fundação Espaço Cultural, em João Pessoa, da solenidade de abertura do IV Congresso Brasileiro de Mamona e do I Simpósio de Oleaginosas Energéticas. O evento vai reunir mais de três mil participantes.
           
A produção e utilização da mamona para biodiesel e para várias outras aplicações serão discutidas no Congresso, que tem como tema central "Inclusão social e energia", segundo informou o secretário Ruy Bezerra Cavalcanti, do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca da Paraíba.
          
Bezerra defendeu a cultura da mamona e demais oleaginosas como uma das opções para o desenvolvimento rural sustentável, especialmente “por se tratar de uma cultura permanente e em crescimento e pelo aspecto ecológico de grande poder de inclusão social”.
        
O secretário destacou que o governador José Maranhão reinvidicou ao Governo Federal a instalação de uma usina de biodiesel na Paraíba. “O Governo do Estado está investindo no aumento da produção das oleaginosas energéticas e, com isso fechar essa cadeia produtiva, um mercado em crescente crescimento”.
       
Durante quatro dias, os participantes terão acesso a palestras, mini cursos, lançamento de livros, painéis, apresentação de trabalhos e exposição de máquinas.

 

                                                                   Ana Lustosa, da Secom- PB