Fale Conosco

27 de outubro de 2011

Manhã de brincadeiras encerra Mês da Criança no Cejub



A manhã desta quinta-feira (27) teve pipoca, lanche e brincadeiras na festa de encerramento do Mês da Criança no Centro de Atividades e Lazer do Aposentado e Pensionista Padre Juarez Benício (Cejub), no bairro Colinas do Sul, em Gramame.

Cerca de 200 crianças participaram das atividades promovidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH) em parceria com a Polícia Militar e a empresa Alpargatas.

A manhã começou com banho de piscina, em seguida houve palestra ministrada por policiais do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Crianças e adolescentes tiveram noção de como o entorpecente pode prejudicar a saúde e levar até a morte. Depois tiveram uma pausa para o lanche e assistiram a uma apresentação de taekwondo do Projeto Social do Centro Social de Santa Rita.

No segundo momento das atividades, a meninada assistiu a uma apresentação do Canil da Polícia Militar. As crianças tiveram também contato com os cavalos que fazem parte do projeto de Equoterapia e ainda viram uma exposição de animais empalhados da Polícia Ambiental. Entre os bichos estavam animais peçonhentos como cobras e escorpiões.

As crianças que participaram do evento são da escola Nicodemos Neves (bairro Funcionários), da Escola São Rafael (Castelo Branco), Escolinha de Futebol Padre Ibiapina e o Centro Social de Santa Rita.

Parceria – A integração entre a SEDH e a Polícia Militar é uma forma de aproximar a população da polícia. “No imaginário da criança das comunidades mais carentes a polícia é vista como inimiga. E a nossa proposta é justamente desmistificar esta idéia que eles têm da polícia para criar uma parceria com a comunidade”, destacou a coordenadora estadual dos Centros Sociais Urbanos (CSU’s).

Segundo a capitã Letícia Barros, da PM, que acompanhou as atividades, o contato das crianças com a polícia é muito positivo: “Desmistificar a ideia de uma polícia repressora para estas crianças é muito importante e hoje aqui elas puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho que desenvolvemos na corporação que é para o bem e segurança de todos”, ressaltou.

A professora Pollyana Andreina de Sousa, da Escola Nicodemos Neves, do Bairro dos Funcionários, afirmou que a presença dos policiais junto das crianças possibilitou uma troca de experiências que eles nunca tiveram. “Os meninos estão gostando muito. De vez em quando eles passeiam, mas esssa foi a primeira vez que tiveram contato com o pessoal da polícia. Isto é muito bom, porque vai tirando o medo que muitos têm dos policiais”, contou.

Mês das crianças nos CSU – Durante o mês de outubro, a SEDH realizou uma série de atividades voltadas para as crianças nos CSU de Cajazeiras, Areia e Itabaiana, e dos bairros Geisel e Mandacaru, em João Pessoa.

Em alguns as atividades aconteceram durante um dia, em outros, como o CSU de Areia a programação durou uma semana, onde foi realizada uma gincana envolvendo a comunidade.