Fale Conosco

19 de maio de 2015

Manejo da infecção para o HIV em adultos entra em consulta pública



A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) informa que no dia 12 de maio o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União a consulta pública com atualização de Protocolos Clínicos e diretrizes Terapêuticas (PCDT) para manejo da infecção para o HIV em adultos. O texto completo da proposta do novo protocolo encontra-se disponível no Portal da Saúde (www.saude.gov.br/consultapublica) e ficará disponível para contribuições durante 15 dias, a partir da data da publicação.

As contribuições devem ser baseadas em estudos clínicos realizados no Brasil ou no Exterior, inclusive com material científico que dê suporte às proposições e, posteriormente, enviadas eletronicamente, por meio do preenchimento de formulário específico, disponível no endereço: www.saude.gov.br/consultapublica. Os arquivos dos textos e das fontes bibliográficas devem, se possível, ser enviados como anexos.

“A SES-PB vai estimular os infectologistas que integram a rede estadual a contribuírem com a consulta pública, tomando como base suas pesquisas. A Paraíba tem vários hospitais de referência com bastante atuação frente às pessoas vivendo com Aids”, comentou a chefe do núcleo de DST/Aids da SES-PB, Joanna Ramalho.

O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde vai coordenar a avaliação das proposições recebidas e a elaboração da versão final consolidada da atualização do PCDT para o manejo da infecção pelo HIV em adultos, para fins de posterior aprovação, publicação e entrada em vigor em todo o território nacional.