João Pessoa
Feed de Notícias

Mais uma etapa do evento regional ocorre na cidade de Cabaceiras, nesta sexta-feira

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009 - 17:28 - Fotos: 
Trinta e oito municípios da região do Cariri paraibano estão envolvidos nas três etapas da 3ª Conferência Regional das Cidades. Nesta sexta-feira (18), em Cabaceiras, ocorre a segunda fase da plenária com a participação de representantes de 12 municípios da região. No evento, os participantes vão escolher as propostas que serão levadas à 4ª Conferência Estadual das Cidades, marcada para os dias 19 e 20 de março de 2010.

O coordenador da Conferência Regional, Achilles Leal Filho, afirmou que na plenária em Cabaceiras, os representantes do Cariri paraibano vão discutir, por exemplo, alternativas para o desenvolvimento urbano das cidades que compõem a região.

Projetos – “Os municípios vão enumerar as necessidades existentes na região e apontar soluções para resolver os problemas da população do Cariri, como o envio de projetos ao Governo Federal reivindicando recursos destinados à construção de casas populares”, declarou Achilles Leal Filho, que é o superintendente do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme).

A 3ª Conferência Regional do Cariri é realizada em três etapas. A primeira ocorreu na quarta-feira (16) no município de Taperoá. Nesta sexta-feira, será a segunda fase da plenária Regional do Cariri. No dia 22 deste mês, acontece a última fase da programação, em Sumé.

O assessor de Planejamento do Ideme, Ariosvaldo Aguiar, disse que os municípios do Cariri paraibano já fazem conferências regionalizadas desde 2005, quando ocorreu a primeira edição do evento regional. “Os municípios do Cariri tem uma grande integração nos debates de criação e execução de políticas públicas para o desenvolvimento da região, como o Pacto do Cariri”, observou.

Prioridade – Até agora, mais de 100 municípios paraibanos marcaram as datas para a realização de Conferências das Cidades, seja em caráter municipal ou regional. Achilles Leal Filho alertou que os municípios, que fizerem suas plenárias até o dia 30 de janeiro, terão prioridade nas ações do Governo Federal. “Quem faz a Conferência não enfrentará dificuldades para entrar nos programas do Ministério das Cidades, como o Minha Casa, Minha Vida. Nesse caso, o município será contemplado com mais rapidez nesse programa habitacional”, alertou.

A 4ª Conferência Estadual das Cidades, que vai acontecer em março de 2010, tem como lema ‘Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social’. O tema será ‘Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano’. Em maio de 2010, será realizada em Brasília a Conferência Nacional das Cidades, que contará com delegados de todos os Estados brasileiros.

Bartolomeu Honorato, da Assessoria de Imprensa do Ideme