Fale Conosco

20 de janeiro de 2017

Mais nove policiais militares promovidos por ato de bravura na Paraíba



O governador Ricardo Coutinho promoveu mais nove policiais militares por ato de bravura, que é a promoção concedida aos policiais que se destacam pela demonstração de ações que ultrapassam os limites do dever funcional, com atitudes de coragem e audácia incomuns. Os atos foram publicados no Diário Oficial desta sexta-feira (20), chegando a 27 promoções deste tipo em apenas dois anos.

A promoção por bravura é proposta pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, após passar por um conselho especial que avalia o caso concreto, a amplitude da ocorrência e a norma que assegura esta promoção extra na carreira profissional, para só então ser encaminhada ao Governador.

O coronel Euller Chaves destacou a atitude do governador Ricardo Coutinho em conceder as promoções, ressaltando que mais do que policiais, estão sendo promovidos verdadeiros heróis. “Porque eles (os promovidos) passaram por situações incomuns durante a folga, muitas vezes sozinhos, que exige técnica, proatividade e resposta rápida diante dessas situações, então o governador Ricardo Coutinho mostra reconhecimento acerca disso e sensibilidade com a concessão das promoções, sendo o Governo que mais promoveu policiais por ato de bravura na história da Paraíba”, disse.

Um dos promovidos foi o agora 3º sargento Wellington Silva Barbosa, que atua na cidade de Campina Grande. No dia 1º de fevereiro do ano passado, quando de folga, ele perseguiu dois bandidos que tinham assaltado um trabalhador no bairro Dinamérica, em Campina Grande, e depois fizeram um arrastão em um restaurante, na frente do Instituto Federal. O na época cabo Wellington esperou os acusados saírem do restaurante, subirem na motocicleta para fugir e os perseguiu na própria moto, conseguindo interceptar a dupla, que estava armada com um revólver calibre 38, e recuperar tudo o que foi roubado nos dois crimes.

Ele comemorou a promoção: “Agradeço a Deus primeiramente por ter me destinado para contribuir com a segurança pública do nosso Estado, seja de serviço ou de folga, como nesse caso, e agradeço ao comandante geral e ao governador por esse reconhecimento de ter me promovido por bravura, um sonho que agora é realidade”, destacou.

Nesta sexta-feira, foram publicadas as promoções de dois soldados que passam a graduação de cabo; de quatro cabos a 3º sargento; e de três de 3º sargento para 2º sargento. No último dia 13 o Governador já tinha publicado a promoção de seis policiais militares por ato de bravura.