Fale Conosco

15 de julho de 2011

Mais dois Centros Sociais Urbanos iniciam projeto “CSU’s de Férias”



A partir desta segunda-feira (18) até a próxima quinta-feira (21) mais dois Centros Sociais Urbanos (CSU’s) realizam o projeto “CSU’s de Férias”, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), em parceria com a Secretaria de Estado do Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Ao todo, serão contempladas, 700 crianças de 7 a 13 anos, do Centro Social Urbano Isabel de Brito Pereira, no Rangel, e do Centro Social Urbano do Centro Integrado de Cruz das Armas.

Os pequenos participantes terão acesso a práticas esportivas e atividades lúdicas como brincadeiras populares. Eles também participarão de oficinas variadas de canto, capoeira, confecção de instrumentos com material reciclável, hip – hop, entre outras.

De acordo com a secretária Aparecida Ramos da SEDH, o projeto deverá ser ampliado para os demais 16 CSU’s. “Estamos devolvendo os CSU’s à população. Vamos reforçar a estrutura física e os CSU’s passam a ser espaços sócio-culturais. Atuaremos conjuntamente com as Secretarias de Educação, Esporte e Cultura”, afirma a secretária.

CSU’s de Férias – O projeto teve início em Mandacaru no dia 4 de julho e vai contemplar sete Centros, com atendimento a mais de duas mil crianças. O último foi realizado no Centro Social Urbano Calula Leite, do bairro do Geisel. Até o final deste mês, a SEDH vai executar o projeto CSU’s de Férias nos municípios de Campina Grande, Areia e Patos.

 

“O projeto tem o objetivo de evitar que as crianças fiquem ociosas no período de recesso escolar. Desenvolvemos a temática enfrentamento às drogas e a violência por meio de atividades lúdicas e esportivas. O interessante é que, além de promover uma atividade de férias, estamos ajudando na construção da cidadania”, explica Thais Macêdo, coordenadora dos Centros Sociais Urbanos do Estado.