João Pessoa
Feed de Notícias

Mais do que sol e mar: “Caminhos do Frio” diversifica turismo na PB

quarta-feira, 8 de agosto de 2012 - 11:12 - Fotos:  Marcos Russo - Jornal A União

Cidade de Areia, no Brejo paraibano (Foto: Secom-PB)

A rota cultural “Caminhos do Frio”  chega à sétima edição divulgando as riquezas de seis cidades paraibanas: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Pilões e Serraria. O evento é promovido pelo Fórum Regional do Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, em parceria com o Governo do Estado. “Paraíba: muito mais do que sol e mar” é o lema da campanha desenvolvida pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). O objetivo é valorizar o frio nordestino, interiorizar o turismo e democratizar a cultura.

Nessa época, os termômetros chegam a marcar até 12 graus na região serrana, onde ficam as cidades. A programação reúne a beleza natural das paisagens com as riquezas culturais, patrimônio histórico tombado, produção de cachaça artesanal e gastronomia.

Iniciado em 23 de julho, por Bananeiras, o circuito segue até 02 de setembro, terminando na cidade de Alagoa Nova. Segundo a secretária executiva de Estado da Cultura, Amazile Vieira, o Governo da Paraíba liberou R$ 180 mil, distribuídos entre as seis cidades, através de convênio com o Sebrae-PB. Segundo Amazile, as prefeituras possuem autonomia para investir a verba, sendo inseridas especialmente na programação artística.

O Fórum Regional do Turismo Sustentável do Brejo Paraibano é responsável pela construção e execução da programação do Circuito nas seis cidades. Segundo a presidente do Fórum, Vânia Ferreira, o mesmo tem como objetivo principal promover o desenvolvimento da cadeia produtiva e do turismo da região. Além do Caminhos do Frio, o Fórum também promove outras atrações do Brejo, como o “Roteiro Integrado Civilização do Açúcar  – Caminho dos Engenhos” (com participação  de três Estados: Paraíba, Pernambuco e Alagoas) e “Os Caminhos de Padre Ibiapina”.

Histórico – O Caminhos do Frio surgiu em 2005, quando da realização do “I Seminário de Regionalização do Turismo do Brejo Paraibano”, com a participação de grande parte dos municípios da região. Na ocasião, foi apresentada a ideia de um roteiro turístico cultural para a região, norteado pelas diretrizes de regionalização do turismo.

O evento  é uma realização do Fórum Regional do Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, em parceria com Banco do Nordeste, Sebrae-PB e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura; apoio das prefeituras municipais participantes e divulgação nacional por parte da PBTur.

Programação – Esta semana, o “Caminhos do Frio” está em Pilões. A cidade possui muitas riquezas naturais, como cachoreiras e trilhas, além da gastronomia regional. A partir da próxima segunda-feira (13), será a vez de Areia. Considerado o principal município do Brejo Paraibano, Areia surgiu como povoado em 1625. É a terra natal do pintor Pedro Américo, do escritor José Américo de Almeida e do Padre Azevedo, inventor da máquina de escrever. Fica a 120 quilômetros da capital, João Pessoa.