João Pessoa
Feed de Notícias

Mais de mil propostas estarão em debate na Conferência das Cidades

quinta-feira, 15 de abril de 2010 - 14:04 - Fotos: 
Mais de mil propostas procedentes de 140 municípios estarão em discussão nesta sexta-feira e sábado (16 e 17) durante a 4ª Conferência Estadual das Cidades, que será realizada no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural.  Ao todo, serão 500 delegados representando cidades do Litoral, Agreste e Sertão da Paraíba no evento. Os conferencistas também escolherão os 48 representantes do Estado na 4ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília, no mês de junho deste ano.

Entre as propostas oriundas de 140 conferências municipais da Paraíba, estão a ampliação do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida” na Paraíba e a liberação de mais recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para João Pessoa e o interior do Estado. A regularização de terrenos ocupados irregularmente por famílias em zona urbana de municípios paraibanos farão parte da discussão na plenária estadual.

O superintendente do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), Achilles Leal Filho, afirmou que a Conferência Estadual é uma oportunidade para se discutir as ações de desenvolvimento urbano na Paraíba, sejam elas com recursos federais, estaduais ou municipais.

“A Conferência Estadual é um local onde os paraibanos vão elencar quais as políticas que devem ser adotadas para o desenvolvimento urbano e, inclusive, a preservação do meio do ambiente. Tudo que será elencado na Estadual vai ser encaminhado para a Conferência Nacional de Brasília”, declarou Achilles Leal, que é o coordenador geral da Conferência Estadual.

A 4ª Conferência Estadual começará às 9h desta sexta-feira (16). O governador da Paraíba José Maranhão fará a abertura do evento. O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Osman Cartaxo, e o superintendente do Ideme também participarão da solenidade, que ainda terá um representante do Ministério das Cidades. A conselheira nacional das Cidades, geógrafa Arlete Moysés, fará a palestra “Importância social na construção da política nacional de desenvolvimento urbano”.  

A 4ª Conferência Estadual tem como lema ‘Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social’. O tema será ‘Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano’.

Programação

Sexta-feira (16)

Horário    Atividade
8h    Credenciamento de delegados
9h    Solenidade de abertura
10h30    Palestra “Importância social na construção da política nacional de desenvolvimento urbano”.  
12h    Almoço
14h    Plenária geral. Leitura e aprovação do regulamento da Conferência Estadual
15h    Grupos temáticos de trabalho
18h    Plenária geral
20h    Encerramento do 1º dia

Sábado (17)

8h30    Plenária geral
10h30    Eleição de delegados
12h    Plenária final

Bartolomeu Honorato, da Assessoria de Imprensa do Ideme