João Pessoa
Feed de Notícias

Mil policiais cumprem mandados de prisão e apreensão no bairro

quinta-feira, 12 de maio de 2011 - 09:10 - Fotos: 

Mais de mil policiais entre militares, civis, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Federal estão trabalhando desde as primeiras horas da madrugada desta quinta-feira (12) no cumprimento de dezenas de mandados de prisão e centenas de busca e apreensão na região de Mandacaru, em João Pessoa.  A ‘Operação Mandacaru’, a maior já realizada de forma integrada pelas polícias do Nordeste, conta ainda com apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA) do Estado de Pernambuco e Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba.

As investigações para a ação policial se iniciaram ainda no mês de janeiro e foram motivadas pelos altos índices de homicídios e tráfico de drogas registrados na área.  Para a operação, as polícias têm à disposição quatro barcos, 150 viaturas, além de ônibus, motos, cavalos, cães farejadores cedidos pela Polícia Federal de Brasília (DF) e um helicóptero, responsável pelo monitoramento aéreo da localidade.

Às 11h, números parciais de prisões e apreensões serão divulgados pela Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), através de nota distribuída pela Secretaria de Comunicação Institucional (Secom). No período da tarde, às 16h30, uma entrevista coletiva será concedida à imprensa pelo secretário da pasta, Cláudio Lima, e pelo secretário executivo, Raimundo Silvany, na sala de reuniões do Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP), instalado no prédio da Seds, bairro de Mangabeira VII, Capital.

Número de homicídios – De acordo com as estatísticas da Seds, em 2010 foram registrados 64 homicídios na região de Mandacaru, que tem atualmente uma população de 14.825 habitantes, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2011, foram computados 23 assassinatos, entre os meses de janeiro e abril.

A diminuição dos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em todo o Estado, principalmente na região metropolitana, é uma das principais metas do Governo do Estado. Para isso, diversas ações especiais e integradas entre as polícias têm sido desenvolvidas e implementadas, a exemplo da Operação Mandacaru.