Fale Conosco

1 de setembro de 2017

Mais de 700 pessoas se inscrevem para disputar eleições do Comitê do rio Piancó-Piranhas-Açu



A comissão eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu analisou esta semana 735 fichas de inscrição dos candidatos ao processo eleitoral. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), 150 inscrições foram rejeitadas por apresentarem irregularidades.

“Ligamos para as pessoas e descobrimos que muitas não moravam nas cidades informadas nos documentos”, disse o presidente da comissão eleitoral e gerente de fiscalização da Aesa, Pedro Crisóstomo Freire. Quem teve a inscrição impugnada tem até o próximo dia 12 para entrar com recurso.

A relação final dos habilitados será divulgada no dia 27 deste mês. Em outubro serão realizadas as plenárias setoriais em Caicó (RN), Alto do Rodrigues (RN), Currais Novo (RN), Itaporanga (PB), Sousa (PB) e Pombal (PB).

A bacia hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu possui uma área de 43 mil km, sendo 60% da área na Paraíba, 40% no Rio Grande do Norte. Contempla 147 municípios, sendo 45 cidades no estado vizinho. A população estimada é de 1 milhão e 300 mil habitantes.

Comitês de bacias – Desde 2006, a Paraíba possui três colegiados estaduais: Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba, das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul. Eles foram criados em 2006 por meio de decretos do Governo do Estado. Além dos rios estaduais, a Paraíba divide com o Rio Grande do Norte o Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Piancó-Piranhas-Açu, esse de âmbito federal, criado em 1996 pelo Ministério do Meio Ambiente.