João Pessoa
Feed de Notícias

Mais de 60 jovens vão apresentar o show ‘ProArte’ no palco do teatro, a partir das 9h30

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009 - 17:25 - Fotos: 
Jovens dos cursos de qualificação profissional do Programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, do Governo do Estado e Ministério do Trabalho e Emprego, participam de espetáculo de encerramento das atividades para o recesso de Natal, nesta sexta-feira (18), às 9h30, no Teatro Santa Roza, em João Pessoa.  

São mais de 60 jovens do Curso de Recreação e Dança que apresentarão o show ‘ProArte’ com participação do grupo ‘Reflexo’. A estudante Fernanda Coutinho, 22, aluna do Curso de Assistente de Produção, é uma das organizadoras do evento e disse que o grupo já está colocando em prática a teoria aprendida em sala de aula nos primeiros dois meses de atividade. “Já estamos organizando o evento e envolvendo os outros alunos. Fazer o show no Santa Roza é uma grande oportunidade”, disse ela.

Perspectiva – As aulas do Projovem Trabalhador começaram em 68 cidades da Paraíba e os jovens estão empolgados com a perspectiva de ingressar no disputado mercado de trabalho. Dançarinos, DJs, designers, serigrafistas, são muitos que pretendem chegar lá e conseguir um emprego.

De acordo com o Comitê Gestor do Programa Projovem Trabalhador, os jovens receberão uma bolsa auxílio de R$ 120,00 durante cinco meses, mediante comprovação de 75% de frequência nas aulas dos cursos de capacitação oferecidos. No total, 14 empresas foram habilitadas a prestar os cursos de qualificação e a ONG Amazona contratada para realizar o monitoramento e apoio de todos os cursos.

Como funciona – O valor do convênio foi de R$ 8 milhões e cada jovem receberá um cartão do Banco do Brasil já com o depósito da bolsa, parcela por parcela. Nesta primeira etapa, os jovens estão recebendo qualificação social sobre os temas ‘Jovem e o Mundo Trabalho’, ‘Juventude e Meio Ambiente’, ‘Leis Trabalhistas’, ‘Economia Solidária’ e ‘Direitos Humanos’. A partir deste mês, começam as aulas dos conteúdos específicos de cada curso.

“O programa ia ser devolvido por falta de execução, pois o convênio era referente ao ano de 2007. Nós resgatamos o convênio e estamos executando e, além disso, o atual governo assumiu a responsabilidade de aumentar número de jovens e municípios para 2010, totalizando 15 mil jovens”, afirma a secretária de Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo.

Meta – Segundo ela, a meta é encontrar emprego para 1.800 inscritos, isto é, 30% dos alunos qualificados. Por conta disso, representantes do Ministério do Trabalho e Emprego virão à Paraíba para discutir com as empresas o processo de qualificação e sensibilização para contratação dos jovens.

Os seis mil jovens também serão cadastrados no Sistema Nacional de Empregos (Sine-PB), que vai captar as empresas para inserção dessas pessoas no mercado de trabalho. As empresas também receberão o selo ‘Empresa de Estímulo ao Primeiro Emprego’. “Neste primeiro mês fizemos os ajustes e instalamos as turmas. Vamos cumprir o prazo e tentar com ação do selo sensibilizar as empresas para contratação dos jovens”, disse o representante do Comitê Gestor, Jeferson Palmeira.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Desenvolvimento Humano