Fale Conosco

24 de janeiro de 2018

Mais de 597 mil medicamentos foram dispensados pela Farmácia do Hospital de Trauma de João Pessoa em 2017



farmácia 3 270x180 - Mais de 597 mil medicamentos foram dispensados pela Farmácia do Hospital de Trauma de João Pessoa em 2017Dentro de uma unidade de saúde, a farmácia é responsável, junto às equipes médica e assistencial, por oferecer o melhor tratamento aos pacientes. No ano de 2017, mais de 597 mil medicamentos foram dispensados e aproximadamente 153 mil prescrições foram feitas pela farmácia do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e do Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba, unidade de retaguarda (Htop).

No ano passado, o setor passou por mudanças visando melhorias, como a implementação da Farmácia Clínica e a contratação de farmacêuticos especialistas, além de parcerias com o programa de Residência Multiprofissional da Universidade Federal da Paraíba e do Hospital Arlinda Marques.

farmácia 2 270x221 - Mais de 597 mil medicamentos foram dispensados pela Farmácia do Hospital de Trauma de João Pessoa em 2017Segundo Francisca Estrela, coordenadora do setor, essas alterações foram elaboradas tendo em vista as demandas da instituição e buscando um aperfeiçoamento na qualidade do trabalho. “Mudanças como a etiquetagem diferenciada de medicamentos, com os de alto risco em vermelho e os de uso controlado em laranja, contribuem para a segurança do paciente”, exemplificou.

As transformações também ocorreram no espaço físico de atuação dos profissionais, com a reforma da Central de Abastecimento Farmacêutico, objetivando a adequação do local ao fluxo de medicamentos. “Nós evitamos, assim, o desperdício, desde o recebimento, etapa na qual o produto é unitarizado, antes do armazenamento, até a distribuição, e isso organiza o cumprimento da Cadeia Terapêutica, com foco no paciente”, explicou.

farmacia 1 270x179 - Mais de 597 mil medicamentos foram dispensados pela Farmácia do Hospital de Trauma de João Pessoa em 2017Serviço – O complexo conta com seis farmácias, quatro no Hospital de Trauma de João Pessoa e duas no Htop, que funcionam com 24 horas de assistência farmacêutica. Ao todo, são 20 farmacêuticos, um auxiliar administrativo e 62 auxiliares de farmácia, organizados por uma escala.